Governo divulga calendário de pagamento do PIS/Pasep em 2019 e 2020
O ministério da Economia divulgou, nesta quarta-feira (10), o calendário do novo abono salarial PIS/Pasep, referente ao exercício de 2018 e com pagamentos previstos para 2019 e 2020. De acordo com cronograma publicado no Diário Oficial da União, os benefícios devem começar a ser pagos já no fim deste mês de julho.
Têm direito ao abono salarial trabalhadores que exerceram atividade com carteira assinada por ao menos 30 dias em 2018, recebendo, em média, até dois salários mínimos. É necessário estar inscrito no Pis/Pasep e ter os dados atualizados pelo empregador no sistema.
Os pagamentos individuais devem variar de 84 a 998 reais, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano de referência. O valor do benefício pode ser consultado no aplicativo Caixa Trabalhador, no site do banco ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo telefone 0800 726 0207.
Pelo orçamento do Governo Federal, cerca de 19 bilhões de reais devem ser destinados a esses pagamentos, beneficiando aproximadamente 20 milhões de trabalhadores que têm direito ao abono.
Quem trabalhou com carteira assinada pode pegar o dinheiro na Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas. Para isso, é preciso ter o Cartão Cidadão com senha cadastrada. Caso não tenha cartão ou senha, é preciso se dirigir a uma agência da Caixa com os documentos pessoais. Segundo o banco, trabalhadores que têm conta corrente na Caixa receberam os valores em conta na data da liberação do calendário. Para saber se o dinheiro caiu, é preciso conferir o extrato.
Já os servidores públicos podem sacar o dinheiro nas agências do Banco do Brasil. É possível consultar pelos telefones 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais cidades) se há dinheiro a ser liberado.
Confira, abaixo, os calendários de pagamentos: