Prefeitura inaugura quadra da Escola Bom Pastor
Arquiteta responsável pela obra destaca desafios para criação do projeto.
Na manhã desta terça-feira (4), foi realizada a cerimônia de inauguração da Quadra Esportiva da Escola Municipal Bom Pastor. O evento contou com a presença de autoridades municipais, alunos, professores, coordenadores e familiares dos estudantes.
A obra, que teve um investimento superior a R$ 1 milhão, tem como objetivo oferecer um espaço adequado para as aulas de educação física, apresentações e confraternizações da comunidade escolar.
Em conversa com a prefeita Ivonéia, ela expressou sua felicidade ao ver a concretização de um projeto aguardado há tantos anos. “Desde quando fui vereadora, a quadra já era assunto na prefeitura. A Bom Pastor é a escola mais antiga de Mandaguari e a única que não possuía um espaço para os alunos praticarem exercícios e brincadeiras. Hoje isso será possível.”, afirmou.
A arquiteta responsável pela obra, Patricia Salvador Candido, explicou que o projeto levou aproximadamente seis anos para ser concluído, desde as primeiras discussões até sua execução. Segundo ela, um dos maiores desafios foi desenvolver uma estrutura que harmonizasse com o entorno e atendesse às exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “Então, o maior desafio foi termos uma arquitetura que se enquadrasse, que conversasse com o entorno. Afinal, ali é uma área com prédios tombados e foi necessário a aprovação do IPHAN. A arquitetura da quadra tinha que se encaixar, por exemplo, com o armazém ferroviário que tem logo ali na frente.”, disse Patricia.
Patricia ressaltou ainda a importância de compreender todas as etapas e processos envolvidos na construção de uma obra pública. “Tem todo um trabalho antes. Quando vemos uma obra ali sendo inaugurada, a gente sabe que teve muito trabalho por trás e muitas mãos envolvidas. Igual eu sou a responsável pelo projeto arquitetônico, mas temos só o projeto arquitetônico, tem os projetos complementares, como o projeto de elétrica, hidráulica, o estrutural.”, finalizou.