PCPR, PRF e PCSC deflagram Operação Gênesis no comabte ao tráfico interestadual

Foram realizadas oito prisões (sete prisões preventivas e uma prisão em flagrante),  cumpridos quinze mandados de busca e apreensão nos Estados de Santa Catarina e Paraná. Ainda foram apreendidas quatro armas de fogo, além de uniformes da polícia e uma viatura descaracterizada falsa em posse dos investigados.

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da Delegacia de Repressão às Drogas (DEIC), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), através da Superintendência Regional de Santa Catarina, realizou uma operação de combate ao narcotráfico que culminou em uma grande ação policial nesta terça-feira, dia 3. A operação ocorreu simultaneamente em Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Joinville, Foz do Iguaçu e Sarandi.

As investigações, que se estenderam ao longo de três meses, revelaram o transporte interestadual de aproximadamente 1,5 toneladas de drogas pela associação criminosa. Durante o processo investigativo, foram identificados diversos trajetos realizados pelo grupo, bem como a atuação de batedores, motoristas e negociadores envolvidos no transporte das cargas ilícitas.

A ação de hoje resultou, além do cumprimento de mandados de prisão cautelar, em uma prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Quatro armas de fogo foram apreendidas em diferentes alvos e veículos pertencentes à quadrilha. Em um dos locais, foram encontrados também camisetas da Polícia Civil, uma arma de fogo e uma falsa viatura descaracterizada, utilizada pelos criminosos em atividades ilícitas.

A operação contou com o apoio de diversas unidades especializadas da DEIC, incluindo a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (DLAV), Delegacia de Crimes Contra a Fazenda Pública (DFRC), Delegacia de Defesa do Consumidor (DDC), Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) e a Divisão de Capturas (DECAP).

Além disso, participaram também o Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Itajaí, a Delegacia de Polícia da Comarca de Navegantes, a Polícia Rodoviária Federal, e as divisões de narcóticos (DENARC) das Polícias Civis de Foz do Iguaçu, Cascavel e Maringá.