“A nossa grande motivação é resgatar o orgulho da nossa população e do nosso município”
O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior, assumiu a gestão pública em janeiro e já mostrou a que veio. Ainda no primeiro mês do ano, inaugurou o Centro de Tratamento da Covid-19 (CTC), que a partir de março virou um hospital de campanha, com funcionamento 24 horas e tratamento adequado aos pacientes que aguardam transferência para algum hospital de referência no tratamento da doença.
Em entrevista ao Jornal Agora, Lauro Junior comentou que a resposta rápida veio a partir de planejamento prévio que fez junto de sua equipe ainda no ano passado, logo após ser eleito. Confira a seguir os principais trechos do bate-papo que o gestor jandaiense teve com a nossa equipe.
Jornal Agora: A primeira resposta da sua gestão à pandemia foi a implantação do CTC…
Lauro Junior: Exatamente. Nós, já no inicio do mandato, colocamos no planejamento montar o CTC e ele foi inaugurado no dia 15 de janeiro com o objetivo de ter uma separação nos atendimentos do PAM dos pacientes com sintomas da Covid-19 e funcionou muito bem. Porém, com o aumento no número de casos, nós começamos a ver uma procura muito grande aos finais de semana e período noturno, então desde o dia 8 de março nós ampliamos a estrutura do CTC na questão de mais profissionais da saúde para atender 24h por dia. Então foi montada uma escala de plantão e junto com isso nós construímos também o Hospital de Campanha composto de dez leitos e em cada um há um suporte ventilatório (com o oxigênio) e também com monitores para acompanhar a frequência cardíaca dos pacientes, então com tudo isso tem um suporte mais forte para os pacientes.
Vemos que essa medida foi adotada de forma rápida, ao contrário de outras cidades da região. A que você atribui esse tempo de resposta?
Assim que passou o período eleitoral, em 15 de novembro, nós já começamos a montar nossa equipe e inclusive a equipe da Saúde, e conversando diariamente tentando encontrar soluções pra tudo isso. Assim que foi dado de fato minha autonomia na gestão pública, em janeiro, nós já tínhamos uma ideia do que fazer e como fazer, e começamos o planejamento e execução. É importante que a equipe esteja motivada e trabalhando sempre para que as coisas possam acontecer e está dando certo.
Sabemos que o momento exige medidas mais restritivas, mas como o município está dialogando com os empresários e comerciantes para amenizar o impacto na economia?
Nós tínhamos o decreto do governo do Estado com o fechamento dos serviços não essenciais nos fins de semana, porém os serviços não essenciais refletem numa pequena fatia da propagação do vírus, então neste sentido nós estamos analisando as medidas diariamente, para não penalizar o pequeno comerciante e todos nós temos que ser solidários. Com relação às medidas econômicas nós temos que dar todo o suporte, juntamente com a Associação Comercial, para essas empresas, então estamos criando alguns mecanismos como por exemplo prorrogamos o pagamento do IPTU e as taxas sanitárias, então tem todo um fôlego a mais para o cidadão jandaiense conseguir pagar as contas. E vamos investir no trabalhador de Jandaia do Sul. Nós já temos uma compra de cursos do Senai para investir na capacitação das pessoas, para que elas tenham condições de ingressar no mercado de trabalho com uma condição diferente, e isso já seria um ponto e outro ponto é a questão de infraestrutura das empresas, questão estrutural, estudando caso a caso de como o município pode auxiliar.
Além destes setores o que o jandaiense pode esperar dessa nova gestão?
Nós estamos com uma equipe motivada para todos os setores terem uma evolução, e vejo que Jandaia do Sul trabalhava de uma forma muito atrasada no sistema de 20, 30 anos atrás. Então é importante que cada setor tenha uma estrutura fortalecida, para que possamos buscar soluções em todos os sentidos, na área da educação, infraestrutura, cultura, geração de empregos, etc. Então todo setor precisa de um gás diferente para poder se desenvolver e estamos buscando recursos junto com o governo do Estado justamente para fortalecer cada um.
E essa renovação que você citou também passará para o Plano Diretor do município?
Exatamente. Estamos trabalhando ativamente nisso por que ele é fundamental para os dez anos para ter um desenvolvimento no município, então essa é a base que precisamos. Nossa equipe está trabalhando para que possamos desenvolver o Plano Diretor de uma forma mais rápida possível.
Gostaria de deixar alguma consideração final?
Quero dizer que a nossa grande motivação é resgatar o orgulho da nossa população e do nosso município, e pra isso nós temos que ter investimento em todas as áreas. Dessa forma o jandaiense vai ter orgulho de morar aqui e não vai ser uma cidade dormitório, vai ser uma cidade onde a economia vai estar forte e nossa gestão é uma gestão arrojada e estamos trabalhando nisso.
*Entrevista publicada na 362ª edição do Jornal Agora