Duas ocorrências envolvendo drogas mobilizaram equipes da PM em Jandaia
Na noite da última quarta-feira, dia 26 de abril de 2023, a Polícia Militar de Jandaia do Sul, em patrulhamento pela Rua Minas Gerais, Centro da cidade, flagrou um veículo Citroen C4, de cor preta, transitando com a suspensão extremamente baixa, característica de veículos rebaixados. Este mesmo carro já havia sido denunciado naquele mesmo dia por um popular que alegou que o condutor estava trazendo transtornos no trânsito devido à sua condição.
Diante dos fatos, a equipe Rotam realizou a abordagem do veículo e identificou o condutor. Durante a revista pessoal, foi encontrado no bolso da bermuda do condutor uma substância análoga à cocaína, pesando 0,6 grama. Além disso, durante a revista veicular, foi encontrado no porta-malas do carro, dentro de uma mochila, uma quantidade de 11,2 gramas de maconha.
O abordado afirmou ser usuário das drogas e que as comprou perto de sua casa, porém, se recusou a informar quem seria o vendedor. O veículo em questão apresentava irregularidades administrativas e o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Diante dos fatos, o veículo foi recolhido ao pátio da 2° Companhia de Polícia Militar e foram elaboradas as notificações pertinentes. O autor também foi encaminhado para a confecção de termo circunstanciado.
Na mesma noite, a PM recebeu uma denúncia de tráfico de drogas na rodoviária em frente aos bares da Praça do Café, no Centro de Jandaia. A equipe policial, então, realizou a abordagem de um indivíduo que possui diversas passagens criminais. Durante a ação, foi realizada uma busca pessoal no suspeito, porém, sem sucesso em encontrar entorpecentes.
Conforme a equipe, o tráfico de drogas no local é realizado de forma particionada, onde o traficante espalha pequenas frações da droga, o que dificulta uma abordagem efetiva por parte da polícia.
Um popular, que preferiu não se identificar por temer pela sua segurança, se aproximou da equipe policial após a abordagem e informou que o suspeito estava traficando na rodoviária e no entorno da Praça do Café, praticamente todos os dias. Segundo ele, o abordado comercializa entorpecentes nestes locais frequentemente.