Cocari tem recebimento recorde de soja no Paraná
Chegando à reta final da comercialização de soja no Paraná, graças ao trabalho de cada um dos associados e colaboradores, a Cocari registrou um recorde histórico de recebimento do grão no estado. De acordo com o superintendente comercial, Éric Heil de Araújo, em entrevista à assessoria de comunicação na segunda-feira (27), somando a produção do Paraná e da região do Cerrado, a expectativa é alcançar a marca de 1 milhão de toneladas de soja recebida pela cooperativa.
Reestruturação
“A cada safra, estamos nos aprimorando mais, tanto quanto à estrutura quanto à questão mercadológica, levando para o produtor a mais rápida e melhor condição comercial possível. Queria agradecer os produtores que confiaram na cooperativa e pedir que continuem confiando ainda mais em nosso trabalho”, declarou o superintendente.
Segundo Araújo, essa marca foi alcançada pela alta produtividade deste ano, melhor que a do ano de 2019 e, também, por um trabalho de reestruturação feito na cooperativa, tanto quanto à forma de manutenção realizada quanto ao pessoal. “Foi criado um setor de manutenção na cooperativa e isso tem melhorado em muito a qualidade do serviço. O cooperado acaba ganhando, já que a unidade está mais rápida no recebimento e no embarque”, afirmou.
Recebimento na região do Cerrado
Na região do Cerrado, existe uma alta perspectiva para o recebimento do grão em virtude da consolidação das áreas de atuação da cooperativa. “Tivemos reestruturação em Silvânia-GO e em Ipameri-GO, unidade que está entregando excelentes números na comercialização. Também concretizamos Paracatu-MG, que já está muito bem na compra de soja neste segundo ano. Temos ainda 10% da produção a ser colhida e também a soja dos produtores que tem silos e comercializaram insumos agrícolas conosco”, completou.
Crescimento
Conforme o superintendente, a cooperativa passa por um momento de recebimento crescente desde o ano passado. “Em 2019, muitas regiões tiveram perdas grandes e nós conseguimos manter o mesmo número de 2018”, diz. Este ano, o recebimento cresceu 26%, o que representa, para as unidades do Paraná o maior volume recebido na história da cooperativa.
Contratação para a safra 2020/2021
Grande parte da produção para 2020/2021 já foi contratada. “Como muitos negócios já aconteceram para a safra 2021, o produtor também vem travando sua soja futura. Os preços valorizaram muito bem, tivemos preços recordes de soja neste ano. No Paraná, temos 31% da safra de soja 2020/2021 já contratada e comercializada e, no Cerrado, já temos 35%, com os melhores preços já registrados”, informou.
Necessidade do trabalho
Reunindo o trabalho de todos os associados e colaboradores, a Cocari tem contribuído para o fornecimento de alimentos no país. “Em todo este período, a cooperativa não parou, seguindo todas as recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas não tinha outra forma, já que o produtor estava com a soja pronta para ser colhida e tinha que vir entregar na cooperativa. A gente não teria como não dar as mãos para o produtor neste momento, receber a soja dele e colocar para dentro dos nossos armazéns”, destacou.