Arilson Chiorato pede prioridade de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista
O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) protocolou requerimento na tarde desta terça-feira (04) pedindo informações sobre a vacinação e a inclusão de pessoas com Síndrome de Down, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências no grupo prioritário de vacinação do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.
Pessoas com Síndrome de Down e com deficiência permanente já devem ser priorizadas, conforme orientação do próprio Ministério da Saúde.
Porém, a motivação do requerimento, segundo Arilson, é saber como está o andamento da vacinação desse público.
“Recebemos inúmeros pedidos para que haja prioridade das pessoas com Síndrome de Down, porque são mais suscetíveis a infecções. A própria Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down nos enviou cópia de expediente formalizado ao Governo do Estado do Paraná, que contém a fundamentação constitucional para a inclusão da pessoa com deficiência”, afirma.
Diante desse cenário, Arilson pede que a Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) dê um parecer sobre o andamento da vacinação deste público, que inclusive, está entre as prioridades estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
“Além disso, outros estados já priorizaram a vacinação de pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências. Também pedimos que o Secretaria de Saúde do Paraná acrescente as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, como alguns estados têm feito”, diz.
Arilson ainda requer, se possível, o agendamento de reunião entre representantes da SESA e representantes das organizações da sociedade civil deste segmento, para esclarecimentos sobre os fatos e possibilidade de atendimento.
Além da inclusão desse público, o parlamentar solicita as seguintes informações à SESA:
1. As pessoas com Síndrome de Down e pessoas com autismo (Transtorno do Espectro Autista) e com outras deficiências foram incluídas como grupo prioritário do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19?
2. Esta priorização está sendo feita a partir de implementação da Nota Técnica nº 467/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS e adequação do Plano Estadual de Vacinação às suas diretrizes?
3. Os municípios paranaenses estão seguindo o Plano Estadual de Vacinação ou estão definindo priorização própria?
4. Quais as orientações os municípios têm recebido sobre a priorização das pessoas com deficiência na vacinação contra a covid-19?
5. Existem denúncias formalizadas ou recebidas por qualquer meio, na Ouvidoria da SESA sobre o descumprimento dos direitos das pessoas com deficiência na vacinação contra a COVID-19?