Vigilância Sanitária, Receita Federal e PRF apreendem carga de carne irregular
Uma ação conjunta entre Vigilância Sanitária de Mandaguari,Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal apreendeu na terça-feira (9) quase 3 toneladas de carnes transportadas ilegalmente, sem condições de higiene e armazenamento dentro de um caminhão baú que deveria ser utilizado para o transporte de mudança.
Ao ser parado no posto rodoviário de Mandaguari, policiais desconfiaram do que era transportado e solicitaram ao motorista para abrir o baú do caminhão. Dentro havia 2.800 quilos de carnes de boi, frango e porco e ovos. Toda a mercadora era transportada em baú sem refrigeração, sem armazenamento adequado e sem nota fiscal.
O coordenador da Vigilância, Adriano Borges, foi chamado pelos policiais e constatou a irregularidade no transporte da carga. “Carnes devem ser transportadas em câmara refrigerada, muito bem embaladas, armazenadas em prateleiras e contendo a procedência e a nota fiscal. O que vimos ali é totalmente irregular, com carnes sem embalagens, jogadas no chão empilhadas junto com os ovos e sem nenhuma documentação. Um transporte de carga de alimento em total desacordo com o Código Sanitário 5711/2002, artigo 543, incisos 4, 13, 30 e 34”.
A mercadoria foi apreendida e descartada de maneira correta no aterro sanitário, onde foi feita uma vala para dispensar a carne, que recebeu cal e foi aterrada.
De acordo com o motorista, que nega ser dono da carga, os produtos são procedentes de Maringá e seriam entregues na cidade de Londrina.