Vigilância Sanitária apreende 30 produtos vencidos em mercado de Mandaguari
Inspeção ocorreu na quarta-feira (19
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, apreendeu cerca de 30 produtos vencidos, que estavam à venda em um estabelecimento do setor alimentício, durante inspeção realizada nesta quarta-feira (19). Diante da situação, a Vigilância reforça o alerta para que os consumidores prestem atenção às embalagens e rótulos dos produtos no momento da compra.
Entre os produtos apreendidos, avaliados em cerca de R$ 200, havia macarrão instantâneo e massa de pastel vencidos desde dezembro do ano passado.
O médico veterinário e coordenador da Vigilância em Saúde de Mandaguari, lembra que o consumidor, ao identificar um produto vencido disponibilizado à venda, tem o direito de receber gratuitamente o mesmo produto dentro do prazo correto de validade.
“Se alguém acha, por exemplo, uma bolacha vencida, pode levar para casa aquela mesma bolacha, sem pagar nada, mas que esteja dentro do prazo de validade”, comenta.
Segundo o coordenador, é “inconcebível” que estabelecimentos mandaguarienses insistam em comercializar produtos vencidos. “A Vigilância vai manter as inspeções e tomar as devidas providências, com intimações, com abertura de processos administrativos, para que os estabelecimentos não comercializem produtos vendidos.”
DENUNCIE – As denúncias de irregulares à Vigilância em Saúde podem ser feitas diariamente via internet, durante 24h, pelo site da Prefeitura, na seção “Protocolos”. Embora seja necessário informar nome completo, documento e email para contato, para apresentar os detalhes da denúncia, a Vigilância garante o anonimato aos internautas.