Trabalhadores dos quiosques da Praça Tiradentes denunciam insegurança e cobram ação das autoridades

Uma mensagem que circula em grupos de WhatsApp de Mandaguari nos últimos dias chegou ao conhecimento da redação do Portal Agora e expõe a preocupação de trabalhadores da Praça Tiradentes na região do Bom Pastor, com a crescente sensação de insegurança no local.

No texto, assinado coletivamente como “Trabalhadores dos Quiosques da Bom Pastor”, os profissionais relatam episódios recorrentes de tentativas de invasão aos quiosques e apontam a presença constante de andarilhos como fator de insegurança para quem trabalha ou frequenta o espaço.

Segundo o relato, dois quiosques foram vítimas de invasão. Ainda de acordo com os autores, outras tentativas foram registradas em outros estabelecimentos em semanas anteriores.

“Estamos vivendo à mercê da incerteza, sem saber se teremos condições de trabalhar amanhã”, diz o texto, que também expressa frustração com a falta de respostas do poder público e receio de que uma eventual tentativa de autodefesa por parte dos trabalhadores possa gerar punições para as vítimas, enquanto os responsáveis pelos atos de vandalismo permanecem impunes.

A carta aberta, que tem sido compartilhada por moradores da cidade, faz um apelo direto à prefeita e aos responsáveis pela segurança municipal: “É hora de agir! É fundamental que medidas efetivas sejam tomadas para garantir nossa segurança e dignidade. Não podemos mais viver assim!”

O trecho final reforça o pedido por apoio e proteção: “Juntos, podemos fazer a diferença e fazer do local uma praça de família, não de usuários de droga.”

Confira a carta na Íntegra:

Carta Aberta aos Moradores de Mandaguari e Autoridades Competentes

Prezados moradores e autoridades de Mandaguari

Hoje, venho até vocês com o coração angustiado e a voz embargada. Somos trabalhadores que, dia após dia, tiramos nosso sustento dos quiosques da Bom Pastor. O que deveria ser um espaço de trabalho e alegria convivência se transformou em um ambiente de medo e insegurança.

Recentemente, enfrentamos uma série de tentativas de invasão em nossos quiosques. Hoje, o meu não foi alvo mas semana  passada tentaram, mas hoje dois quiosque foi atacado, do Dri e do Davi. Até quando viveremos sob essa constante ameaça? Até quando teremos que conviver com a presença de andarilhos que tornam nosso local de trabalho um campo de insegurança?

Estamos vivendo à mercê da incerteza, sem saber se teremos condições de trabalhar amanhã. Já buscamos ajuda, já nos manifestamos, mas nossas vozes parecem ser ignoradas. É doloroso pensar que, se tomarmos uma atitude para nos defender, podemos ser punidos por isso. Enquanto isso, os verdadeiros bandidos circulam livremente entre nós, sem compreender que aqui é nosso ganha-pão.

Por isso, pedimos urgentemente a atenção das autoridades locais! Senhora Prefeita e Secretário de Segurança, precisamos que olhem para nós! É hora de agir! É fundamental que medidas efetivas sejam tomadas para garantir nossa segurança e dignidade. Não podemos mais viver assim!

Estamos clamando por apoio e proteção. Precisamos da força do poder público para que possamos trabalhar em paz e garantir o sustento de nossas famílias. Contamos com a solidariedade da sociedade e com a ação efetiva das autoridades.

Juntos, podemos fazer a diferença e fazer essa praça bom pastor uma praça de família não de usuário de droga.

Atenciosamente,

Trabalhadores dos Quiosques da Bom Pastor