Talento puro

Estudante de medicina nascido em Mandaguari é selecionado e recebe bolsa em universidade na Califórnia (EUA)

Incansável e determinado: assim pode ser definido o jovem mandaguariense Augusto Villar de Almeida, 23 anos, estudante na faculdade de medicina mais concorrida do Brasil, a USP (Universidade de São Paulo). Filho do médico cardiologista Dr. Marcos César Valério de Almeida, e da dentista Vilma Villar de Almeida, esse talento acaba de conquistar uma bolsa na Universidade da Califórnia, em La Verne, Estados Unidos.

Após realizar toda sua base estudantil em escolas e colégios de Mandaguari, transferiu-se para Maringá no ensino médio, e para São Paulo, onde o pai atua, para se preparar para o vestibular mais concorrido do país.

Aprovado na USP, estudou os quatro primeiros anos da universidade entre 2019 e 2022, quando tomou uma decisão surpreendente para alguns: trancou a faculdade, restando dois anos para se formar, e ingressou em um doutorado. “Há hoje uma tendência internacional na medicina, principalmente Europa e Estados Unidos, de cursar o doutorado paralelo à graduação, quando a motivação para os estudos e a pesquisa estão no seu auge”, explica à reportagem, por telefone, em um dos intervalos dos estudos.

O tema abordado em seu doutorado é Farmacogenética Aplicada à Anemia Falciforme. A previsão é conclusão ao final de 2023 e a retomada da graduação, no quinto ano de medicina em 2024. A graduação tem seis anos de duração, antes do início da residência, que é a transição para atuação na profissão.

Bolsa

Entre discentes e docentes, a USP possui 16 bolsas disponíveis na renomada International Business School, em tradução livre, escola internacional de negócios, na Universidade da Califórnia, em La Verne, Estados Unidos. Augusto se candidatou a uma delas e em meio a mais uma grande concorrência, ficou entre os selecionados.

“Meu currículo (veja anexo) é ligado à inovação, e acredito que isso possa ter contribuído”, esclarece. Com ingresso previsto para julho de 2024, Almeida fará uma imersão de três semanas voltada para negócios, empreendedorismo e inovação.

Sobre o futuro, Augusto Villar de Almeida pretende conciliar a atuação na medicina com a vinculação à academia, ou seja, atender em clínica e lecionar, ou manter projetos de pesquisa. A respeito da área de atuação, deixa a questão em aberto. “Ainda tenho dois anos para decidir”, ri.

Se depender da vontade do pai, a clínica de cardiologia está pronta. O médico Dr. Marcos César Valério de Almeida é titular da Medicina São Paulo, uma das mais renomadas da capital paulista. “É uma decisão exclusiva dele. A mim só cabe torcer”, brinca. Já a mãe, Vilma Villar, que estudou junto com o filho nos tempos de cursinho e Enem, cabe apenas uma posição. “Independente do caminho que seguir, ele será brilhante onde atuar”, derrete-se. Ela tem razão.

Augusto é fundador da Clinical Book, startup desenvolvida durante o programa HIP do Hackmed, focada em compreender e lidar com a interoperabilidade de dados no Brasil.

Participou do curso da Harvard ”Principles and Practice of Clinical Research” (PPCR), programa focado em treinar profissionais em pesquisa clínica e criar um network global de pesquisadores.

Presidente da Liga de Prevenção à Cegueira, organização acadêmica voltada a aproximar os alunos da graduação com a prática da oftalmologia.

Vice-Presidente da InovaMed, instituição voltada a estudar casos de sucesso de inovação com aulas envolvendo os empreendedores médicos que desenvolveram essas empresas.

Membro Colaborativo da ABLAO – Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia, focada na realização de projetos sociais por todo o Brasil.

Presidente da Liga de Terapia Intensiva, em 2022, e vice-presidente, em 2023. Augusto foi responsável por recomeçar a liga de terapia intensiva após a pandemia ter encerrado as atividades da mesma, reorganizando as atividades práticas e teóricas.

Diretor Social do Centro Acadêmico, colaborando na organização de eventos sociais que promovem a integração entre os alunos dos diversos anos da graduação.

Pariticipante da Harvard – Brazil Collaborative Public Health Field

Dentre muitas outras realizações em sua riquíssima trajetória acadêmica.