Saúde inicia bloqueio perifocal no combate ao mosquito da dengue
A secretaria de Saúde do Município de Mandaguari, através da equipe de endemias do setor de Vigilância Sanitária, está realizando o trabalho de bloqueio perifocal contra o Aedes aegypti, passando inseticida na área urbana. Não se trata do fumacê, mas de outro procedimento para acabar com os focos do mosquito. O bloqueio é efetuado com bombas costais motorizadas.
“Nessa nova ação contra o mosquito da dengue gostaríamos mais uma vez de contar com a colaboração da nossa população”, ressalta o diretor da secretaria, Adriano Rodrigues Borges, orientado para que “os moradores abram portas e janelas quando avistarem a equipe de endemias para que veneno entre dentro das residências”.
O trabalho está sendo realizado com veneno liberado pelo Ministério da Saúde, através da 15ª Regional de Saúde de Maringá. “Estamos realizando o bloqueio em regiões mais críticas da cidade, ou seja, onde há maior incidência do mosquito da dengue”, explica Borges.
O tratamento perifocal consiste geralmente na aplicação de uma camada de inseticida de ação residual nas paredes externas dos depósitos situados em pontos estratégicos como: depósitos de sucatas, borracharias e ferros-velhos, tendo como objetivo atingir o mosquito adulto que pousar na ocasião do repouso ou no momento anterior à postura de ovos.