Prefeitura admite equívoco e volta atrás permitindo velórios
Desde o início de abril, o município tem permitido velórios para as vítimas que vieram a óbito depois de passarem pelos 14 dias de infecção da doença do novo coronavírus, óbitos que são classificados como “pós Covid-19”, onde estes já não transmitem mais o agente patogênico.
Portanto, tal permissão não foi promulgada pela prefeitura através de um decreto. A reportagem tentou averiguar a existência do documento oficial junto da assessoria de imprensa do município, porém fomos informados da inexistência deste.
A equipe da redação também buscou informações junto com o gerente do Sistema Prever de Mandaguari, Renato Pires, e este informou-nos que nenhuma liberação oficial para os velórios foi enviada a eles, apenas um comunicado informal.
No último mês, a prefeitura esteve envolvida em uma polêmica após proibir as cerimônias de passamento para as vítimas “pós Covid”. A indignação por parte dos familiares, que perderam seus entes queridos para o vírus, ainda teve como base a situação de cidades vizinhas, como Marialva e Maringá, que permitiam a realização dos velórios, contanto que as medidas de segurança estabelecidas fossem cumpridas.