Prefeitura abre inscrições para segunda etapa do Castrapet em Mandaguari
A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, abrirá as inscrições para a segunda etapa do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (Castrapet-PR) , promovido pelo Governo do Estado. A ação visa beneficiar 280 animais , sendo 140 cães e 140 gatos , entre machos e fêmeas.
Período e local de inscrição
Os interessados poderão se inscrever de 21 a 29 de novembro , presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, localizada no Parque da Pedreira. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h .
Documentação
Para efetuar o cadastro, é obrigatório apresentar:
- Documento de identidade (RG) e CPF do tutor;
- Comprovante de residência atualizado;
- Cartão do Auxílio Brasil ou CadÚnico , para comprovar baixa renda.
Dados e local das castrações
As castrações gratuitas serão realizadas nos dias 30 e 31 de janeiro , no Ginásio de Esportes Xanduzão . Além do procedimento, os animais recebem microchipagem e medicamentos necessários para o pós-operatório.
Castramóvel: estrutura e cuidados pré e pós-operatórios
Os procedimentos cirúrgicos serão realizados no Castramóvel , veículo equipado para garantir segurança e conforto durante as esterilizações. Os tutores devem garantir que os animais fiquem em jejum absoluto de comida e água por oito horas antes da cirurgia , para evitar complicações com a anestesia.
Após o procedimento, os animais de estimação precisarão usar a cor elizabetana por 10 dias , que deverá ser providenciada pelos tutores.
Critérios de seleção
A seleção dos animais será realizada de acordo com os seguintes critérios:
- Famílias com dois ou mais animais ;
- Faixa etária dos animais de estimação: de 6 meses a 7 anos , de ambos os sexos;
- Prioridade para:
- Acumuladores de animais;
- ONGs;
- Tutores inscritos no Bolsa Família ou CadÚnico, ou com renda de até dois períodos mínimos.
O programa reforça o compromisso com o controle populacional de cães e gatos , promovendo o bem-estar animal e contribuindo para a saúde pública no município.