Plano de Contingência irá nortear decretos municipais sobre Covid-19
A partir desta sexta-feira (26), por uma decisão da Comissão de Enfrentamento ao Covid-19, a Prefeitura de Mandaguari irá utilizar uma nova metodologia de orientação para a elaboração dos decretos municipais estipulando o comportamento a ser adotado pela administração, em todos os setores da cidade, conforme o nível de risco de contágio do novo coronavírus.
Para nortear as decisões foi elaborado o Plano Municipal de Contingência contra o CoronaVírus que através do resultado da Taxa de Positividade (TP) (número de casos positivos por número de casos testados) determina se a cidade encontra-se em Risco Baixo (TP 0 a 20%), Risco Moderado (TP 21 a 40%), Risco Alto (TP 41 A 60%), Risco Muito Alto (TP 61 A 80%) e Risco Extremo (TP acima de 81%). Cada grau de risco traz medidas que devem ser adotadas e constarão no decreto municipal, que será avaliado quinzenalmente. A Taxa de Positividade será divulgada diariamente, exceto aos domingos, no Boletim publicado no site e facebook do município.
RISCO MODERADO – No momento a cidade está classificada em Risco Moderado (alerta amarelo), com a TP em 30, 76%, onde a medida adotada deve ser de Distanciamento Social Coletivo – Intermediário. As ações devem ser basicamente as mesmas com medidas para redução da transmissibilidade (higienização das mãos, dos ambientes e uso de máscara), distanciamento social, horário de funcionamento do comércio de 9 horas diárias de segunda a sexta-feira e aos sábados de 4 horas, suspensão de atividades e eventos que promovam aglomeração e restrição da circulação de pessoas em horários das 22 às 5 horas (toque de recolher).
ATIVIDADES PERMITIDAS – Confira as atividades permitidas e as permitidas com restrições no Risco Moderado no anexo que traz as todas medidas que serão tomadas conforme o nível de alerta. O decreto 277/2020 e o Covidômetro podem ser encontrados clicando neste link.