“No xadrez, assim como na vida, cada decisão tem um preço e não há volta”
O professor e vereador eleito, Wanderley Lukachewski Jr., recebe o título de Mestre Nacional de Xadrez
Mandaguari agora conta com um Mestre Nacional de Xadrez, Wanderley Lukachewski Jr., conhecido na cidade tanto por sua atuação como professor e advogado quanto por seu recente sucesso nas urnas, onde foi eleito vereador.
Em uma entrevista à Rádio Agora FM, Wanderley falou da conquista do título de Mestre Nacional, conferido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), após atender aos rigorosos critérios de classificação internacional, regulamentados pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez).
Para alcançar essa honraria, Wanderley competiu em um torneio nacional e alcançou a exigência de 2.050 pontos de rating internacional, além de atingir uma taxa mínima de 60% de aproveitamento. “Conquistei seis pontos em nove rodadas e empatei com dois mestres”. Esse feito coloca Wanderley em um seleto grupo de jogadores no Paraná.
Wanderley também tem se dedicado a promover o xadrez na cidade. Ele fundou o clube “Lukachess”, onde dá aulas para crianças e adolescentes. Hoje, cerca de 25 alunos treinam regularmente com ele, e mais de 100 crianças participam do projeto de xadrez promovido pela prefeitura. “A ideia é capacitar essas crianças, para que evoluam e tenham a chance de competir e até superar minhas realizações”, destacou.
Outro aspecto marcante de seu trabalho é a analogia que faz entre o xadrez e a vida: “No xadrez, assim como na vida, cada decisão tem um preço e não há volta. Ensinar isso aos jovens é um dos maiores valores do esporte”, afirmou.
Wanderley agora tem a oportunidade de competir em torneios exclusivos para jogadores titulados, como o Titled Tuesday, realizado pelo chess.com, onde poderá encontrar alguns dos melhores enxadristas do mundo.