Natal: Natural ou Sobrenatural
As luzes coloridas, os pisca-piscas e as árvores enfeitas anunciam que o Natal está chegando. As músicas natalinas começam a ser tocadas por todos os lugares e o clima aumenta conforme os dias se aproximam.
As empresas aumentam a sua produção durante o ano na esperança de vender mais do que o ano anterior. O comércio se prepara para as vendas com vitrines atraentes aos olhares dos que passam nas ruas e as prateleiras lotadas de mercadorias à espera dos consumidores. Pessoas que passaram o ano desempregadas aguardam uma oportunidade de ter um emprego temporário que depois se transforme em definitivo.
Por outro lado, encontramos as crianças desejosas de receber um presente do papai Noel, seja um carrinho para o menino ou uma boneca para a menina, mas já tem aqueles que desejam ganhar um celular de presente em vez do brinquedo. Os jovens já pensam na troca do celular ou por que não, um carro. Enquanto, os mais velhos esperam pelo menos serem lembrados. Mas também acontece os encontros familiares para almoços, jantares e trocas de presentes. Tudo isto é bom, mas não podemos deixar que a história original do nascimento de Jesus seja ofuscada e percamos o sentido real desta data.
Quando Jesus nasceu eventos sobrenaturais aconteceram.
O primeiro deles foi a forma como Jesus foi gerado, a Bíblia diz que não foi da forma natural entre o relacionamento de um homem (José) e uma mulher (Maria), mas realizada pelo Espírito Santo, algo sobrenatural (Mat.1:18). Quando Jesus nasceu havia pastores no campo cuidando de suas ovelhas, algo muito natural, mas o sobrenatural aconteceu naquela noite, uma luz do céu iluminou aquele lugar, transformando a noite escura em uma noite iluminada e anjos anunciaram o nascimento de Jesus. Eles não resistiram àquela notícia e foram conhecer o recém-nascido.
Outro fato extraordinário aconteceu na vida de três homens que estudavam as estrelas. Olhando para uma delas viram nela um sinal do nascimento de Jesus e a seguiram até onde Ele estava. Veja se não é sobrenatural, sábios sendo conduzidos por uma estrela(natural) e não pela sua sabedoria, não é isto sobrenatural? Bem na verdade toda vida de Jesus foi cercada pelo sobrenatural de Deus e quem está com Ele vai viver o sobrenatural.
Mas tem fatos que nós muitas vezes não lembramos sobre a sua gestação. Vejamos três fatos: primeiro, Maria estando gravida foi visitar Isabel, isso é muito natural, pois mulheres gravidas recebem visitas; segundo fato, quando Maria saudou sua prima, a criança saltou em seu ventre, isto também é natural, porque crianças no ventre sentem o mundo externo; mas Isabel ficar cheia do Espírito Santo é espiritual, é sobrenatural!
Como vimos, podemos viver o Natal de forma natural ou sobrenatural. A escolha é nossa! Se quisermos podemos transformar o Natal natural em Natal sobrenatural. Basta convidarmos Jesus para nascer em nosso coração e ser Senhor de nossa vida, assim o nosso Natal será Sobrenatural.
Pois, o nosso trabalho, as nossas compras, as nossas festas e os nossos encontros familiares serão sobrenaturais. Onde Jesus está o natural é transformado em sobrenatural. Convide agora Jesus para entrar em sua vida, em sua família e viva o sobrenatural de Deus em seu Natal.
Feliz Natal!
Pastor Edmilson P Marques – Igreja Metodista