Mandaguari se destaca na produção agropecuária

Os números finais do Valor Bruto da Produção (VBP) divulgados pela Receita Estadual, revelam Mandaguari como destaque na produção agropecuária do estado. Com um VBP total de R$ 613.547.916,19 em 2022, o município cresceu na área de avicultura. Somente o frango de corte emerge como o pilar central do VBP do município, com impressionantes 47,84% do valor total de produção.

Pedro Ricieri, que trabalha na Secretaria de Agricultura, enfatiza a relevância dos 68 aviários no município que geram uma produção de cerca de 1.552.702 frangos a cada ciclo aviário de 60 dias. Essa produção não apenas abastece o abatedouro local, mas também contribui significativamente para todo o estado do Paraná.

“Atualmente em Mandaguari temos 68 aviários com vários produtores e a cada 60 dias, que é o ciclo do aviário, a produção é de 1.552.702 frangos, somente em Mandaguari, por isso este produto aparece em primeiro com 47,84% no levantamento do Valor Bruto da Produção de Mandaguari de 2022. E isso é apenas os frangos que vão para o abatedouro, temos a Granja Figueiredo na cidade que tem em torno de 88 barracões de postura de ovos e a capacidade deles é de 709 mil ovos a cada ciclo aviário. Hoje o frango se tornou uma das culturas mais importantes do município, a soma de tudo isso vai para o estado que faz o VBP e com o resultado do levantamento vem verbas para o município, de acordo com o valor do VBP”, comenta.

Diversificação da produção: soja, milho, trigo, café e gado de corte
Além da avicultura, outras culturas também são importantes para o município. A soja representa 6,51%, seguida pelo milho segunda safra com 3,07%, o trigo com 0,75%, o café, ambos com 0,43% e o gado de corte. O secretário de Agricultura de Mandaguari, Yohann Paulo Andrade Furtado, destaca os esforços do município para fortalecer a produção de café, incluindo doações de mudas e novos equipamentos agrícolas, envolvendo o crescimento e a diversificação dessa cultura. “O café também está com uma boa representatividade, mas irá melhorar porque agora a Prefeitura está com doações de mudas para os produtores e eles pagam apenas 20% desse valor para poder incentivá-los. Antes era apenas um tipo de planta e agora aumentamos para ter espaçamento entre a colheita, para não ficar todos na mesma época, e também temos uma nova máquina colhedora de café e está vindo um trator cafeeiro, tudo isso para resguardar e aumentar a cultura do café no município”.

Notas fiscais eletrônicas impulsionam recursos municipais
Durante a entrevista, eles destacaram a importância da emissão de notas fiscais pelos produtores locais. Com a transição para a nota fiscal eletrônica, obrigatória a partir do próximo ano, o município busca conscientizar os produtores sobre a necessidade de adaptação a esse novo método. O aumento na emissão de notas fiscais está diretamente relacionado ao incremento dos recursos destinados ao município.

“Essa é a importância dos produtores de Mandaguari emitirem as notas fiscais, quanto mais tiver mais recurso vem para o município para que a Prefeitura possa investir nas diversas áreas da cidade. Agora nós teremos a nota fiscal eletrônica que o produtor terá que se adaptar a ela, não usamos mais a tradicional no papel’, explica Yohann.

Pedro Ricieri esclarece o procedimento para os produtores se adaptarem à nota fiscal eletrônica, destacando que o cadastro no site da Receita Paraná é o primeiro passo. Ele informa também que somente em 2022 foram emitidas mais de 20 mil notas fiscais, evidenciando o aumento da produção agropecuária em Mandaguari.

“Temos vários produtores que já usam a nota fiscal eletrônica, para fazer essa nota é preciso entrar no site da Receita Paraná e criar um cadastro, uma conta que irá gerar uma senha e login para ele ter acesso ao programa da nota fiscal, o próprio produtor precisa fazer isso. Com esse novo método a nota fiscal já vai direto pra Receita Estadual e fica tudo anotado e guardado lá e com isso todos os anos eles fazem o Valor Bruto do Produto (VBP) e conseguimos saber quanto Mandaguari arrecadou em cada coisa produzida aqui. Diariamente informamos à eles as notas fiscais e esse levantamento é fechado sempre em fevereiro. Reforçamos a importância do produtor vir até a Prefeitura para saber o passo a passo de como fazer suas notas fiscais eletrônicas porque a partir do ano que vem será obrigado a fazê-la pelo site”.

Perspectivas futuras e crescimento contínuo
Pedro Ricieri expressa otimismo em relação ao futuro da produção agropecuária em Mandaguari. Comparando os dados de 2022 com 2021, observa-se um crescimento substancial no VBP, e a expectativa é de expansão nos próximos anos. O aumento no número de barracões em 2024 e 2025 irá promover um crescimento ainda maior na produção de frangos no município.

“Em 2022 nós emitimos 21.223 notas fiscais em Mandaguari em 1.159 CAD/PRO (Cadastro de Produtores Rurais do Estado do Paraná), esse ano, até o dia 18 de outubro, nós já emitimos 16.195 notas fiscais. Iremos bater a meta do ano passado em números de notas”, conta.

A Prefeitura reforça a importância dos produtores irem buscar orientação sobre o processo de emissão de notas fiscais eletrônicas que passaram a ser obrigatórias em 2023.