Mandaguari realiza a 3ª Semana de Conscientização sobre o Autismo com ampla participação
Mandaguari vivenciou na semana passada a 3ª Semana de Conscientização sobre o Autismo. Promovida pela AFAM (Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Mandaguari), a semana contou com uma programação voltada à reflexão sobre os desafios e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Palestras abordam bullying e capacitismo
Nos dias 1º e 2 de abril, o anfiteatro do Sicredi foi palco de duas noites de palestras que reuniram cerca de 300 inscritos. A abertura contou com a participação da doutoranda Rosa Maria Rodrigues Barros, que abordou o tema do bullying escolar e os impactos negativos que ele causa na vivência de crianças e adolescentes autistas.
Na noite seguinte, o professor doutor Reginaldo Peixoto discutiu o capacitismo no mercado de trabalho e em outros ambientes sociais, evidenciando os preconceitos ainda enfrentados por pessoas com deficiência. Ambos os palestrantes são integrantes do Instituto Áquila, de Maringá. Os participantes que compareceram aos dois encontros receberão certificado de 8 horas de atividades.
Caminhada leva mensagens de empatia e amor às ruas
No sábado, dia 5, a programação teve seu ponto alto com a tradicional caminhada pela conscientização ao Autismo, que saiu da Praça Bom Pastor e seguiu até a Praça Independência. A mobilização teve como objetivo sensibilizar a sociedade, promovendo a empatia e o respeito às pessoas com autismo.
“É um momento para mostrar que somos muitos, que somos unidos e que buscamos respeito. Para nós, é também um dia de celebração da vida dos nossos autistas. É quando as famílias vão às ruas para demonstrar o quanto nossos filhos são amados e protegidos”, destacou a organização.
Educação e arte em prol da inclusão
Entre os dias 1 e 4 de abril, um material especial foi distribuído em todas as escolas da cidade, um mangá feito à mão por Nicolas, um jovem autista. O quadrinho foi entregue para estudantes da 1ª série ao ensino médio nas redes municipal, estadual e particular, levando informação e sensibilização de forma lúdica e artística.
Para encerrar as atividades, será apresentado um teatro sobre bullying, com encenação feita pelos alunos com altas habilidades do Colégio Gori, em parceria com a AFAM. O espetáculo acontecerá no Centro de Convenções e será voltado aos alunos do 5º ao 9º ano de todas as escolas da cidade.
Ao longo do ano a AFAM continua promovendo ações educativas, como palestras em escolas e empresas, além de rodas de conversa com familiares sobre temas diversos relacionados ao autismo. Também está programado um dia de recreação especial para as crianças.
A organização ressaltou a importância do apoio de patrocinadores, empresas locais e pessoas físicas, que contribuíram de forma essencial para a realização da semana de conscientização ao Autismo.