Enquanto houver Natal, haverá Amor e União
O Natal é uma oportunidade para imaginar um futuro melhor. Que sonhos e desejos você tem para o próximo ano? Pode ser algo pessoal, como aprender algo novo, ou um desejo maior. Qual é o Natal dos seus sonhos?
Para enriquecer essa reflexão, convidamos dois adolescentes para compartilhar como eles imaginam o Natal no futuro.
Natal é um momento para reforçar a fé no que podemos realizar juntos. Neste fim de ano, inspire-se a imaginar e trabalhar pelo futuro que você deseja.
Enquanto houver Natal, haverá Amor e União
Será que é muito radical dizer que algum dia o Natal vai deixar de existir? Claro que sim, ora! Afinal, o Natal é uma data prestigiada no mundo todo por diferentes povos e culturas, e em cada cantinho com uma tradição especial.
Imagino que nos Natais que estão por vir, vão sim acontecer mudanças na maneira de comemorar esse dia, algumas tradições serão esquecidas, outras serão digitalizadas (assim como os cartões de Natal) e algumas vão ser atualizadas conforme o gosto da população. Sabemos que a modernidade afeta o nosso modo de pensar, mas tenho certeza que o espírito natalino continuará prevalecendo sobre essas atualizações.
Desde pequena tenho um carinho muito grande por essa comemoração e também pelo mês de dezembro. Nessa época, me parece que todos os compromissos que faltam ao longo do ano decidem surgir em uma única semana. Podemos rever pessoas que amamos e colocar nossa criatividade culinária em prática. A cada ano que se passa o Natal vai adquirindo uma nova “cara”, mas nunca perde sua essência tão gostosa de conforto e união. Em meu coração, sinto como se fosse esse um mês mágico, onde todos estão felizes enfeitando suas casas e se reunindo para celebrar o nascimento de Jesus.
Talvez eu me engane, mas os Natais mais distantes podem estar repletos de tecnologia. Ao invés de haver crianças cantando em corais, quem terá voz para as cantigas natalinas serão os robôs; projeções realistas serão a nova decoração das ruas das cidades; hologramas pegarão a função da vovó e nos ensinarão a fazer as receitas tradicionais desse dia. Porém, mesmo que passe 40, 70 ou 100 anos, o dia 25 de dezembro continuará sendo motivo de alegria e reencontro, já que essa data tão especial tem o poder de unir famílias e amigos com um clima muito agradável e cheio de fartura, seja de alimentos, de risadas ou de histórias antigas. O verdadeiro símbolo do Natal, não são os presentes, mas sim a luz, o amor, a generosidade e todos os sentimentos maravilhosos que essa data traz ao mundo.
Micaelly Baculi da Silva, 17 anos