Colecionador guarda documento histórico sobre as eleições municipais

Carlos Domingos tem registrado em álbuns a votação de todos os candidatos a prefeito e vereador de Mandaguari desde 1992.

O colecionismo é um hábito que revela muito sobre a história e a memória de uma comunidade. E em Mandaguari, uma dessas histórias é guardada por Carlos Domingos de 74 anos, ou como é carinhosamente conhecido, Carlão da Sanepar. Em uma iniciativa singular, Carlão tem catalogado, desde 1992, todos os “santinhos” dos candidatos a prefeito e vereador da cidade.

A reportagem do Jornal Agora foi até a casa do colecionador, no centro de Mandaguari, para bater um papo e relembrar campanhas históricas que marcaram a trajetória política da cidade. A coleção é cuidadosamente organizada em pastas e é um registro desse momento que através dos anos foi preservada.

Conforme contado por ele, a coleção começou nas eleições municipais de 1992, em uma parceria com Fernando Higuti que, na ocasião, era gerente da Sanepar e colega de trabalho de Carlão. “Ele chegou e disse: ‘Vamos fazer uma coleção dos candidatos, anotar quantos votos cada um tirou’, e foi assim que começou”, relembra ele. Infelizmente Fernando veio a falecer naquele mesmo ano, vítima de um acidente, então Carlão decidiu continuar o trabalho sozinho, mantendo o acervo que hoje é uma verdadeira relíquia da política local.

Os álbuns não contêm apenas os santinhos, mas também informações preciosas como o número de votos de cada candidato. Carlão documentou nomes históricos da cidade como do candidato Alexandre Elias Nacif, o Xandu, eleito em 1992, o número de votos do candidato à vereador Professor Toshio, entre outros personagens que marcaram época nas eleições locais.

Nas vezes em que não conseguia os santinhos diretamente, Carlão recorria aos jornais para recortar as fotos e manter a coleção completa. “Quando eu não encontrava ia no Jornal Agora e recortava. Se eu achasse uma foto maior depois, colava por cima”, conta ele, explicando como manteve a organização precisa de seu material ao longo dos anos.

Com álbuns organizados até a eleição mais recente, Carlão conta que está finalizando o da eleição deste ano.

Em tempos onde as campanhas eleitorais têm se tornado cada vez mais digitais, a coleção de Carlão é um material rico que contém informações de grande relevância histórica e política do município e é um atestado da persistência de quem entende o valor histórico por trás de cada panfleto. É uma capsula do tempo que transporta quem folheia cada página dos álbuns para dentro das campanhas políticas, que preservam a história de uma cidade e seus representantes.