Campanha arrecada alimentos em Mandaguari
O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), indica que nos últimos meses do ano passado 19 milhões de brasileiros passaram fome, e mais da metade dos lares do país enfrentou algum grau de insegurança alimentar.
Diante desse cenário, surgiu a iniciativa “Brasil sem Fome”, como parte do Dia das Boas Ações, e que foi abraçada pela plataforma nacional de voluntariado Atados, que reúne jovens de todo o Brasil.
A “Brasil sem Fome” é parte do Dia das Boas Ações, que surgiu em 2017 em Israel, e com o tempo acabou se espalhando pelo mundo. Em Mandaguari, a iniciativa conta com a participação de jovens que estão arrecadando alimentos em alguns pontos específicos até o dia 30 de abril.
À reportagem do Jornal Agora, a advogada Carla Pereira, dá detalhes da ação. “Muitas pessoas já nos procuraram e querem ajudar, mas não sabem como. Então, em parceria com empresários locais, nós colocamos pontos de doação na Clube Turismo, na Farmácia do Prever e na Eletro Mandaguari”, detalha.
Após o final do mês, o grupo que participa do “Brasil sem Fome” vai destinar os alimentos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social. “Vamos ver a quantidade arrecadada e destinar os alimentos a famílias cadastradas na Pastoral da Criança da Paróquia Bom Pastor”, afirma.
“Sabemos que há muitas famílias passando por essa situação em Mandaguari, mas não temos o número exato de quantas são. Faço parte da Pastoral da Criança, e por isso quis destinar para as famílias cadastradas lá. Atualmente não há tantas, porque faltam voluntários para assisti-las, então depois que arrecadarmos os alimentos vamos contar tudo para destinar às famílias mandaguarienses”, aponta a advogada.
Ainda de acordo com Carla, a arrecadação não é restrita apenas a alimentos. A advogada ressalta que doações de roupas e calçados também são bem-vindas.
Iniciativa “Brasil sem Fome” – Dia das Boas Ações
Objetivo: arrecadar donativos para famílias em situação de vulnerabilidade social
Quando: até 30 de abril
Onde deixar os donativos: Clube Turismo (Avenida Amazonas, 2123, em frente ao Camilo), Eletro Mandaguari (Avenida Amazonas, 2315, quase em frente ao Detran), e Farmácia Prever (Avenida Presidente Vargas, 535, próximo ao Hospital Cristo Rei).
*Reportagem publicada na 363ª edição do Jornal Agora