Alopecia Psicogênica
Alopecia Psicogênica é o ato de lamber compulsoriamente uma área do corpo. Caracterizada por alopecia induzida por autotraumatismo, arrancamento e mastigação excessiva dos pelos, devido a um distúrbio de comportamento obsessivo-compulsivo. Essa patologia pode acontecer em qualquer raça, onde o mesmo esteja passando por um período de estresse, porém gatos e as calopsitas são espécies mais comuns em apresentar esse comportamento.
O estresse no animal pode acontecer por infinitos motivos, pois os mais comuns são: troca de ambiente onde vivia, chegada de novos animais na casa ou até mesmo a chegada de um bebê na família, lugares apertados onde não conseguem expressar seu comportamento natural, mudança repentina de rotina, solidão, falta de atenção e carícias, e habitar em um local com falta de higienização, são os atos mais comum em deixar o animal estressado.
Na espécie felina, a alopecia psicogênica pode acontecer com maior frequência pelo fato de que os gatos apresentam em seu comportamento diário a lambedura, para retirada dos pelos mortos, limpeza natural, e um ato prazeroso e relaxante, pois estes, diferente dos cães, são mais independentes e não necessitam de brincadeiras constantes para ficarem alegres. Assim, o felino que se torna estressado, acaba se limpando, lambendo o seu corpo, cada vez mais, gerando para si um ato de prazer e alivio, gerando um distúrbio compulsório. Essas lambeduras podem ocorrer em qualquer parte do corpo, porém a região interna dos membros e perianal, são as mais afetadas.
Já as calopsitas que sofrem com esse distúrbio, arrancam todos as suas penas, ficando totalmente depenadas. Esse ato gera repudio de seus tutores e risco de vida para as aves, pois se lesionam cada vez mais, causando até sangramento devido o depenamento.
Nesses casos é extremamente importante levar o animal ao veterinário, para descartar outros tipos de patologias, como dermatites alérgicas e presença de fungos, sarnas, carrapatos e pulgas. No caso de alopecia psicogênica, seu veterinário auxiliará você a enriquecer o ambiente onde o animal vive e até mesmo prescrever medicações para auxiliar no estresse.