Agricultura no mundo digital

Produzir cada vez mais gastando cada vez menos sempre foi um dos desafios da agricultura. E essa realidade pode estar cada vez mais próxima com a agricultura digital, que surgiu da união entre agricultura de precisão, internet das coisas e conectividade.

O tema foi principal assunto debatido no 16º Dia de Campo de Culturas de Verão e Pecuária, realizado no Centro Tecnológico da Cocari (CTC) em Mandaguari nos dias 30 e 31 de janeiro. “Estamos atualmente na quarta onda, que é a revolução tecnológica”, avalia Vilmar Sebold, presidente da Cocari.

“O termo mais utilizado na agricultura atualmente é disrupção, que na prática significa parar de fazer as coisas como eram anteriormente e começar tudo de novo, de outra forma. Hoje a produção precisa ser mais moderna, mais técnica. Para exemplificar, temos um drone que faz rastreamento exato do que é necessário na lavoura, e temos outro drone de pulverização. Ou seja, o produtor manda um drone fazer o georreferenciamento onde há o problema, e outro drone aplica o produto”, complementa.

“Hoje é possível ter métricas para medir a eficiência da produção o tempo todo. É um novo jeito de plantar, e a tecnologia vem somando ao agricultor, buscando a maior produtividade com menor custo”, conclui Sebold. 

Tecnologia na prática 

O objetivo da Cocari é alertar aos cooperados sobre a necessidade de acompanhar as tendências e otimizar resultados das atividades agrícolas para se manterem na atividade. Nesse sentido, cooperativa e empresas parceiras demonstram, nos campos experimentais, as tecnologias disponíveis no mercado, que foram aplicadas às parcelas de cultivares de soja, híbridos de milho, cultivares de capim e opções para manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, mostrando na prática a viabilidade e os resultados alcançados nas lavouras. 

Nova realidade

Em visita aos pavilhões agropecuário e de agricultura digital, e também em palestras com especialistas, os cooperados tiveram oportunidade de conhecer as ferramentas que estão ao seu alcance para solucionar problemas, transformando a realidade da agricultura.

 

Gestão facilitada 

Nessa edição do dia de campo, produtores tiveram acesso a sementes, toda linha de insumos e defensivos agrícolas e ao que há de mais moderno em maquinários e implementos agrícolas que, aliados aos aplicativos, agricultura de precisão, softwares e toda a tecnologia, facilitam a gestão das propriedades. O evento é uma grande oportunidade para que empresas parceiras e institutos de pesquisas demonstrem o que é possível fazer com as tecnologias disponíveis.

Agricultura 

Dr. João Batista Gonçalves Dias da Silva, engenheiro agrônomo responsável pelo CTC, falou sobre as novidades dessa edição. “Os produtores conferiram tecnologias em inoculantes para a cultura da soja, controle de plantas daninhas, fungicidas protetores para o manejo da ferrugem asiática e também sobre plantabilidade da soja”, disse. “Em uma parcela foi demonstrado o plantio intercalar da Brachiaria ruziziensis na cultura do milho, como opção a ser utilizada na safrinha, garantindo maior cobertura do solo na sequência, no plantio de soja, o que melhora a qualidade do plantio direto”, completou o engenheiro agrônomo.

 

* Matéria publicada na 288ª edição do Jornal Agora