Acaman realiza arrastão da coleta seletiva no Cinco Conjuntos neste sábado
A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mandaguari (Acaman), fará arrastão da coleta neste sábado (22) no Cinco Conjuntos das 8h às 11h.
Será coletado todo tipo material reciclável, como geladeiras, fogões, ferragens, plásticos, papelões, entre outros.
Mas você tem reciclado o seu lixo? Sabe quais são os materiais que podem ser reciclados?
De acordo com a Acaman, a cada ano a porcentagem de pessoas que reciclam o seu lixo em Mandaguari vêm aumentando e isso se deve aos meios de conscientização e o hábito dos moradores.
Porém, nem todos sabem quais materiais podem ser reciclados e levados até a Acaman. Angélica Amanda, a gestora da associação, esclarece essa dúvida. “Os materiais que podem ser levados até lá são embalagens plásticas em geral, embalagens de vidro, PVC, isopor, papelão, sucatas, lenha, óleo de cozinha, sofás, eletrônicos em geral, geladeiras e fogões”, explica.
De acordo com Angélica, 50% do lixo que a associação recebe vem misturado com materiais não recicláveis, o que acaba dificultando o trabalho de separação. Ela conta também que a Acaman não aceita materiais como vidros temperados, pilhas, lâmpadas fluorescentes, bateria de celular e de carro, lixo hospitalar, entulho e resto de comidas.
A gestora conta que muitas pessoas acabam não respeitando e levando misturado todo o tipo de lixo, o que pode causar vários acidentes com os associados. Tem aumentado os acidentes com vidros e outros objetos cortantes e contaminados dentro da cooperativa que resultam em afastamento do associado para se recuperar e em caso mais grave podem até utilizarem de diversos remédios e serem internados.
Não é só sobre facilitar o trabalho deles, mas também de consciência coletiva e respeito com quem mantém a cidade limpa e sem poluição. Um dos principais problemas é o lixo hospitalar e o lixo orgânico. Com a pandemia, os catadores ficam muito expostos ao vírus por separarem máscaras, luvas descartáveis e outros materiais de higiene pessoal contaminados dos recicláveis.
Já no caso do lixo orgânico, muitas vezes vem estragado e com um mau cheiro, o que atrai moscas e outros insetos, dificultando ainda mais o processo.
Atualmente, 22 pessoas têm na Acaman um emprego e forma de sustento, dependendo exclusivamente da associação.
Conheça a rota da coleta seletiva em Mandaguari: