Violência em queda
*Reportagem publicada na 399ª edição do Jornal Agora
No ano passado, Mandaguari contabilizou a triste marca de 19 homicídios, e nove deles somente no primeiro trimestre, segundo dados atualizados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná. 2023, no entanto, começou com uma queda significativa no número de assassinatos, com dois casos registrados pela Polícia Civil – uma redução de 77%.
Para o delegado Zoroastro Nery do Prado Filho, a queda se deve à intensificação das investigações. “Estamos trabalhando muito para solucionar os casos de homicídios e outras formas de violência que ocorrem na cidade. O nosso esforço tem sido reconhecido pelos moradores de Mandaguari, e isso nos motiva a seguir em frente”, afirmou Nery.
Operações
Ainda segundo o delegado, a Polícia Civil e a Polícia Militar têm desenvolvido operações conjuntas semanalmente em Mandaguari, o que contribui de forma decisiva para a redução dos homicídios.
“Através de investigações, estamos buscando ativamente pessoas ligadas a crimes como tráfico de drogas, que são os principais responsáveis pelos assassinatos. Não é raro um mesmo indivíduo estar ligado a outros delitos. Com as operações, desmantelamos redes criminosas e podemos proporcionar mais segurança aos moradores”, pontua.
“As câmeras de monitoramento instaladas pelo Conseg Pioneiros também nos auxiliam a detectar os pontos mais críticos em relação à segurança, o que torna mais assertivas essas operações”, acrescente Nery.
Criminalística
O delegado também destacou a importância do trabalho de criminalística e do instituto de identificação da cidade para a elucidação dos crimes. “Trabalhamos muito com a prova material, o que nos ajuda a solucionar os casos mais rapidamente”, disse. “Além disso, contamos com a colaboração da população, que pode nos ajudar com informações e denúncias anônimas”.
Em relação aos homicídios ocorridos em 2022, Nery informou que mais de 80% dos casos foram solucionados. “Alguns dependem de laudos e perícias que estamos aguardando para terminar de elucidar, mas estamos trabalhando com afinco para isso”, destaca.
Balanço
O balanço do trabalho da Polícia Civil em Mandaguari, segundo o delegado, foi excelente no primeiro trimestre deste ano. “Estamos no caminho certo para manter a segurança e a tranquilidade em nossa cidade. Continuaremos trabalhando para solucionar todos os casos de violência que ocorrerem e garantir a paz e a justiça para a população”, conclui.