Nasce uma estrela
Cuiabá, Arena Pantanal, quarta-feira dia 20 de novembro de 2024. Aos 13 minutos do segundo tempo o técnico Filipe Luis, do Flamengo, coloca em campo um menino de 18 anos chamado Guilherme, no lugar do renomado argentino Alcaraz. Cinco minutos depois, aos 23, ele se posiciona bem dentro da área e marca o gol de empate após passe de Bruno Henrique.
Nascido em Mandaguari e morador do Jardim Boa Vista durante toda a infância, Guilherme Gomes é filho de Luana Ruel e Willian Gomes. Da mãe, herdou o comportamento tranquilo e centrado, e do pai, o talento com a bola nos pés. Tarobinha, como é conhecido, disputou diversas competições amadoras em Mandaguari e região.
Carreira
Guilherme começou jogando em escolinhas locais, na ONG Aliança e no Clube dos 33. Em uma destas competições foi visto por um olheiro do Azuriz, clube empresa de Pato Branco, no sul do Estado.
Levado ao Flamengo para um período de testes, foi aprovado e ingressou nas categorias de base do Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro. Desde então, cumpre cada etapa dentro da evolução no clube.
Ao chegar ao sub 17, seu caminho cruzou com Filipe Luis, lateral recém aposentado e então alçado a técnico da categoria. Ganhou a confiança do treinador e se tornou destaque da equipe.
No meio do ano, Filipe se tornou técnico do sub 20 e levou “Gui” junto. O jogador foi titular na final do Mundial da categoria contra o grego Olimpiakos e foi campeão no Maracanã.
Com a demissão de Tite e efetivado como técnico principal, Filipe começou a relacionar Guilherme nos jogos do clube. Na primeira oportunidade de entrar e jogar, o menino de Jardim Boa Vista precisou de apenas cinco minutos para mostrar a que veio.
Loucura
A reportagem do Jornal Agora conversou com Willian Gomes, pai de Guilherme, que relatou a emoção após o gol do filho. “Foi uma loucura, a gente pulava, se abraçava, chorava, uma coisa difícil de descrever”, contou por telefone.
Desde 2024, Willian, Luana e o irmão Enzo se mudaram para o Rio de Janeiro. Enzo, aliás, também está nas categorias de base da equipe rubro negra. “Não consigo nem descrever a emoção e a alegria que estamos vivendo”, relata.
Agradecimento
Na sexta-feira, Guilherme Gomes conversou com a reportagem e descreveu sua chegada ao Rio de Janeiro após a emoção de estrear e marcar pelo clube.
“Nós chegamos de madrugada e fui direto para casa. Meus pais e meu irmão estavam acordados me esperando. A gente se abraçou, choramos muito e nos ajoelhamos para fazer uma oração e agradecer a Deus. Ele é o responsável por tudo isso”, descreveu.
Guilherme tem contrato com o Flamengo até 2026 e multa rescisória de quase R$ 900 milhões. O atleta foi efetivado pelo técnico Filipe Luis no elenco profissional e ficará à disposição para os quatro compromissos finais do clube no Brasileirão.