Ações sociais reforçam a importância da Romagnole para a comunidade
Há 60 anos a Romagnole vem se destacando como uma das maiores geradoras de empregos e impostos para o município de Mandaguari. Atualmente são mais de três mil colaboradores diretos e por meio de sua atuação no mercado, a companhia ajuda a projetar o nome do município em todo o território nacional e em dezenas de outros países para os quais exporta sua produção e também adquire matérias primas e equipamentos. Este é o lado mais conhecido desta que é uma das maiores empresas brasileiras, mas além da questão econômica, a Romagnole também se faz presente junto à comunidade, exercendo um papel que contribui para o desenvolvimento e humano e social do município.
Com uma política de gestão de pessoas focada na valorização e no respeito ao ser humano e um setor de responsabilidade social fortemente estruturado, a empresa mantém uma série de projetos que impactam positivamente a vida de milhares de cidadãos.
No último relatório de sustentabilidade, publicado no ano passado, a empresa elencou 38 projetos e ações desenvolvidas atualmente nas áreas de gestão de pessoas, responsabilidade social, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional.
Oportunidades e doações
Além de contatar mão-de-obra já capacitada, a Romagnole também abre suas portas para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho. Nos últimos anos quase 500 jovens tiveram a primeira experiência profissional na empresa por meio do programa Jovem Aprendiz e outros 420 tiveram no programa de estágio da companhia a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas faculdades e universidades em que estudavam.
Recentemente a Romagnole foi premiada em primeiro lugar por ter sido a empresa paranaense que beneficiou o maior número de pessoas com o seu programa de educação de jovens e adultos. Chamada de “Programa Caminhar”, esta iniciativa já beneficiou centenas de colaboradores e pessoas da comunidade que puderam concluir os ensinos fundamental e médio.
Com o apoio da empresa, há cerca de dez anos os colaboradores da Romagnole se organizaram para criar o Grupo de Voluntários Transformação, que periodicamente se mobiliza para promover campanhas a fim de ajudar famílias carentes e instituições filantrópicas do município.
As campanhas conduzidas pela área de Responsabilidade Social e apoiadas pelo grupo compreendem a arrecadação kits escolares, agasalhos e cobertores e brinquedos. Por meio das Campanhas do Quilo, realizadas anualmente, este grupo já arrecadou mais de sete toneladas e meia de alimentos não perecíveis. Todos esses materiais foram repassados para a comunidade local por meio de entidades assistenciais do município.
A empresa também patrocina com recursos próprios e leis de incentivo fiscal, projetos públicos e privados nas áreas de saúde, esporte, educação e segurança pública que estejam em sintonia com os princípios e valores da organização.
Estrutura e programas internos aliviam o setor público de saúde
Além de oferecer plano de saúde a todos os seus colaboradores, a Romagnole desenvolve uma série de ações de medicina preventiva e mantém um centro de especialidades médicas que atende o público interno e seus dependentes. Eles têm à disposição uma equipe multidisciplinar que atua prestando serviços nas áreas de medicina do trabalho, enfermagem, ginecologia e obstetrícia, clínica geral, pediatria, nutrição e psicologia. Juntos, esses profissionais realizaram mais de 12 mil atendimentos e consultas em 2021. O número é 22% maior do que o registrado em 2020. Este crescimento foi motivado não só pelo cenário de pandemia, mas principalmente pelas premissas da companhia pela manutenção incondicional da saúde e bem-estar de seus colaboradores.
*Reportagem publicada na 378ª edição do Jornal Agora