Medina e Yago vão às quartas em Narrabeen; Italo, Filipinho, Caio Ibelli e Jadson são eliminados
Gabriel Medina está garantido nas quartas de final da etapa do Mundial de Surfe de Narrabeen, em Sydney, Austrália. Medina eliminou sem sustos o compatriota Caio Ibelli, em duelo marcado por um aéreo espetacular, que rendeu nota 9,00 para o craque. As oitavas de final, no entanto, não foram tão boas para os brasileiros. Quatro dos seis brasucas estão fora da disputa: Italo Ferreira, Filipe Toledo, Jadson André e Caio Ibelli. Apenas Medina e Yago Dora seguem firme na quartas.
Gabriel Medina deu show nesta madrugada. No confronto de brasileiros diante de Caio Ibelli, válido pela terceira bateria, o paulista de Maresias lançou mão de um aéreo altíssimo e com finalização segura para se garantir sem grandes sustos nas quartas de final. A bela manobra foi a única da onda em questão e bastou para lhe render 9,00 pontos dos jurados, além de 5,00 de sua segunda onda. Já Caio somou 4,93, com ondas de 2,03 e 2,90, e se despediu da disputa.
A maior surpresa ficou por conta de Italo Ferreira, eliminado pelo norte-americano Conner Coffin. A bateria teve emoção até o fim, com o brasileiro empatando em 10,67 com Coffin, mas levando vantagem no desempate da terceira onda (4,33 a 1,00). A vitória parcial durou até a última onda do adversário, que emplacou um 5,80, divulgado já com o cronômetro estourado, garantindo a ultrapassagem. A torcida de Italo, sempre presente nas areias, chegou até a comemorar quando o potiguar saiu da água, mas teve que aceitar a queda do atual campeão mundial.
Filipe Toledo abriu as oitavas de final contra o português Frederico Morais, em duelo decidido nos últimos segundos. Filipinho vinha sendo derrotado até o minuto final, quando descolou uma nota 7,00 e virou a bateria. No entanto, a onda seguinte foi bem aproveitada por Frederico, que alcançou um 6,33, o suficiente para eliminar o brasileiro no somatório total: 11,60 a 10,93. A divulgação das notas das duas últimas ondas ocorreu já após o fim da bateria. Jadson André, por sua vez, foi para a água na bateria seguinte e acabou eliminado pelo australiano Ethan Ewing.
Yago Dora foi o último brasileiro a entrar em ação e eliminou o sul-africano Jordy Smith, com bateria consistente e sem sustos. Yago terá pela frente nas quartas de final o norte-americano Griffin Colapinto.
Na quarta bateria do dia, Morgan Cibilic confirmou seu excelente momento e cravou mais uma eliminação precoce na temporada de John John Florence. O jovem australiano avançou com a melhor pontuação agregada da fase: 15,70 (8,53 e 7,17). O havaiano fechou sua participação com 11,77. Cibilic será o adversário de Gabriel Medina nas quartas.
Oitavas de final da etapa de Narrabeen:
Bateria 1: Filipe Toledo (BRA) 10,93 x Frederico Morais (POR) 11,60
Bateria 2: Ethan Ewing (AUS) 10,97 x Jadson André (BRA) 9,70
Bateria 3: Gabriel Medina (BRA) 14,00 x Caio Ibelli (BRA) 4,93
Bateria 4: John John Florence (HAV) 11,77 x Morgan Cibilic (AUS) 15,70
Bateria 5: Italo Ferreira (BRA) 10,67 x Conner Coffin (EUA) 11,47
Bateria 6: Jack Robinson (AUS) 9,60 x Kanoa Igarashi (JAP) 10,60
Bateria 7: Jordy Smith (AFS) 7,80 x Yago Dora (BRA) 11,43
Bateria 8: Griffin Colapinto (EUA) 12,27 x Reef Heazlewood (AUS) 11,33
Quartas de final da etapa de Narrabeen:
Bateria 1: Frederico Morais (POR) x Ethan Ewing (AUS)
Bateria 2: Gabriel Medina (BRA) x Morgan Cibilic (AUS)
Bateria 3: Conner Coffin (EUA) x Kanoa Igarashi (JAP)
Bateria 4: Yago Dora (BRA) x Griffin Colapinto (EUA)