Marco Túlio Gregório fica em 4° no Pan e segue na briga por vaga nas Olimpíadas de Tóquio
O brasileiro Marco Túlio Gregório segue na briga por vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta quinta, o mineiro de Viçosa ficou em quarto na categoria 96kg do Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Peso, em Santo Domingo, acumulando pontos importantes na corrida olímpica. Na mesma prova, o também brasileiro Serafim Veli terminou em sexto. Ele sentiu uma lesão na perna durante o arremesso e teve de deixar a competição. O atleta de origem albanesa também segue na disputa para representar o Brasil em Tóquio.
Serafim e Marco Túlio estão muito próximos no ranking que conta pontos para a classificação olímpica. O primeiro soma 3.038 pontos, contra 3.034 do colega. As vagas para Tóquio são disputadas por pelo menos cinco atletas. O chileno Arley Mendez Perez, o venezuelano Keydomar Sanchez, o cubano Olfides Vera e os dois brasileiros.
Os três adversários dos brasileiros podem garantir vagas entre os oito melhores do mundo nesta e em outras categorias, o que abriria a vaga de melhor das Américas. A definição ficará para o Open Pré-Olímpico, em maio, na Colômbia.
Marco Túlio ficou em quarto no Pan-Americano ao levantar 162kg no arranco e 200kg no arremesso. Já Serafim Veli obteve 155kg no arranco. No arremesso, porém, o brasileiro de origem albanesa lesionou-se em sua primeira tentativa, com 185kg, deixando a competição. Segundo a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), a lesão não é grave.
O Brasil ainda tem mais dois atletas disputando o torneio. Nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), é a vez de Jaqueline Ferreira, na categoria 87kg feminino. No sábado, às 11h, Fernando Reis vai buscar o título da categoria +109kg.
Na terça, Nathasha Rosa conquistou prata no arranco da categoria 49kg, terminando em quinto lugar na soma de arranco e arremesso. Luana Madeira também disputou a mesma categoria, mas não chegou ao pódio nos dois exercícios. Já na categoria 55kg, Rosane santos ficou em quinto lugar no geral.