Em eleições, perder não significa não ganhar.
Josiane Pires Viana
Advogada – Atuante no direto eleitoral
Quando se fala em eleições, em conseguir uma vaga no Legislativo, temos logo a impressão que só há nove vencedores, mas não é bem assim.
Numa disputa eleitoral nem sempre perder significa deixar de ganhar alguma coisa. O processo é tão complexo, tão dinâmico e tão burocrático que é impossível sair de um pleito eleitoral sem ganhar ao menos um pouco de conhecimento.
De fato, alguns poucos ganharam a tão concorrida vaga para vereador, a honra de ser chamado de nobre “edil” “vossa excelência” e a remuneração condizente com o cargo.
Congratulações, ganharam a cadeira legislativa, mas levarão também a perda do sossego, descobrirão que a grande parcela da população não sabe realmente o papel do vereador e com isso ganharão muitas cobranças muitas injustas outas não.
Aí temos a grande leva dos candidatos que não conseguiram o tão sonhado mandato no Legislativo, porém, ninguém sai de uma eleição sem ganhar.
Temos o grupo que com certeza ganhou a decepção com sua votação, descobriu que não é assim tão bem quisto na família, na vizinhança e nem na sua igreja e assim foi premiado com o choque de realidade e a consciência de que é preciso “rever conceitos”.
Há aqueles que ganharam novas amizades, o aprendizado de trabalhar em grupo, aprenderam que ser pontual e comparecer aos compromissos assumidos faz toda diferença. Parabéns, ganharam maturidade.
Tem aqueles que nessas andanças em busca de votos descobriram que Mandaguari não se resume a rua em que mora e a Avenida Amazonas, onde funciona quase todo comércio. Perceberam que nossa cidade cresceu, que possui bairros quase que auto suficientes e que o setor industrial o comércio do município é forte, basta prestigiá-los. Esses ampliaram os horizontes e a oportunidade de expandir os conhecimentos.
Por fim, temos os maiores vencedores que foram aqueles que nesta caminhada perceberam e sentiram em si as necessidades do povo, o quanto a população carece de melhorias na saúde, no atendimento à saúde mental, em infra estrutura, em educação e em atenção como um todo! Aqueles que tiveram empatia e se colocaram no lugar dos mais pobres, das minorias, dos deficientes e sentiram suas necessidades e decidiram continuar a caminhada para tentar mudar para melhor a comunidade em que vivem. Parabéns, ganharam os bens mais valiosos de todos: maturidade, conhecimento e espirito de doação.
A bem da verdade, ninguém que entra numa disputa eleitoral sai a mesma pessoa. Ganha-se muito com todo esse processo e os verdadeiros perdedores foram aqueles que, sem um motivo plausível deixaram de exercer seu direito voto, deixaram que outros escolhessem o seu destino e com isso, perderam também o direito de cobrar e reclamar e terão de aguentar calados todas as mazelas que uma eventual má administração causar em suas vidas.
Parabéns a todos os que colocaram seu nome à disposição da comunidade. Todos foram vencedores.