Agora FM transmite novena de Santa Rita
A Rádio Agora FM transmitirá nesta terça-feira (22), a missa de Santa Rita de Cássia, direto de seu santuário em Lunardelli. A transmissão acontecerá ao vivo, a partir das 15h.
Santa Rita
Santa Rita é figura importante na história da Igreja Católica. Ela nasceu em 1381, em Roccaporena, vilarejo na Úmbria, Itália. Casou-se com Paulo de Ferdinando, jovem violento e revoltado com quem teve dois filhos.
Uma noite seu marido foi morto, seus filhos juraram a morte do pai, mas acabaram mortos também. Após a morte do marido e dos filhos, Rita tentou sua entrada no convento das Irmãs Agostinianas de Cássia, Itália, que foi negado pelas religiosas. Segundo a história da Igreja, após intensas orações, ela entrou no convento com todas as portas fechadas, ante a esse milagre as irmãs a aceitaram.
No convento Rita dedicou-se à vida de penitências e orações. Sua fama de “santidade” espalhou pela cidade após lhe aparecer um estigma (sinal) de um espinho na testa, igual ao de Jesus, que recebeu à coroa de espinhos. Essa chaga na testa durou quatorze anos e foi à causa de sua morte.
Antes de morrer, ao ser visitada por uma parente, a santa pediu que lhe trouxe-se uma rosa, como os campos encontravam-se cobertos pela neve e a vegetação inexistente, sua parenta imaginou que a Santa delirasse, porém, acatou o que ela pedira e dirigiu-se ao local certa de que nada encontraria.
Chegando à horta, encontrou uma linda rosa, que a levou à enferma; Rita novamente lhe pediu que retornasse e lhe trouxesse dois figos que, também foram encontrados na figueira. Esses fatos explicam a representação da imagem da Santa com rosas, figos, cachos de uvas e abelhas.
A Igreja, para perpetuar o milagre das rosas aprovou a Bênção das Rosas que se realiza no dia da festa, dia 22 de maio ou no dia 22 de cada mês, para alívio dos enfermos. Rita morreu no dia 22 de maio de 1457 com 76 anos.
Como ouvir
A transmissão ocorrerá de forma simultânea pelos 87,7Mhz da Agora FM e também pela internet, clicando aqui.