Sem empolgação

Coluna do dia 13 de setembro de 2024

 Treinamento

Na próxima semana a Justiça Eleitoral de Mandaguari fará os treinamentos com as pessoas que irão trabalhar nas eleições do dia 06 de outubro.

Entrevistas

Também na semana que vem, a Agora FM fará a rodada de entrevistas com os candidatos a vice-prefeito. As entrevistas acontecerão diariamente, durante o programa Show da Manhã, mas a emissora ainda não anunciou o dia em que cada um irá participar.

Comemoração

Esta semana, o candidato a prefeito que mais tem a comemorar em Mandaguari é o ex-prefeito Cileninho. Além de ter conseguido derrubar a liminar que o considerava inelegível, sua candidatura recebeu R$ 100 mil do Progressistas para custear parte das despesas de campanha. É a segunda maior doação de recursos recebidas por candidatos locais até agora.

Pesquisas

Apesar de várias pesquisas de intenção de voto estarem sendo feitas em Mandaguari, até o momento a Justiça Eleitoral não recebeu nenhum pedido de registro para divulgação dos resultados. Por quanto o trabalho tem sido feito apenas com o objetivo de informar os candidatos sobre o cenário que se desenha e definir estratégias para a reta final da campanha.

Não empolgou

Mas mesmo sem saber os números oficiais, uma coisa está bem clara nesta corrida eleitoral: as campanhas não estão empolgando os eleitores. Com exceção daqueles que possuem algum envolvimento direto com os grupos políticos ou candidatos, a população não está demonstrando o nível de interesse que se via em outras épocas.

Trânsito

Enquanto os acidentes e quase acidentes de trânsito continuam acontecendo diariamente na esquina do supermercado Camilo, a Prefeitura decidiu instalar um semáforo no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Renê Táccola. O que muitos cidadãos se perguntam é: qual o critério usado pela administração municipal para definir onde e como são feitas as intervenções nas vias da cidade? Se alguém disser que é o fluxo de veículos e pessoas estará mentindo, pois se fosse assim, há muito tempo a esquina do supermercado já teria recebido algum equipamento para controlar o trânsito.

Apreensões

Em apenas duas ações realizadas nos últimos dias, a Polícia Militar apreendeu 13 motocicletas irregulares que estavam circulando pela cidade. Isso mostra que quando se tem interesse, dá pra coibir muitas das coisas erradas que acontecem a todo momento nas ruas da cidade.

Chegando perto

Recentemente, foram aprovados os editais para concessão de mais dois lotes de rodovias no Paraná. Entre os trechos contemplados está o da BR-376 que começa na região dos Campos Gerais e vem até Mandaguari.

Ainda não

O trecho em questão vai até o trevo onde termina o Contorno de Mandaguari e não chega a incluir a praça de pedágio local, que entrará só no próximo lote de concessão.

Inertes

Porém a questão é preocupante. Primeiro porque os preços das tarifas nas novas concessões estão longe de serem mais baixos como anunciava o governador. Segundo, porque o tempo está esgotando e nossas autoridades e a sociedade organizada continuam inertes, “vendo a banda passar”. Até agora não houve nenhuma ação concreta para reivindicar a isenção ou desconto na tarifa para os moradores da cidade. Quando a conta chegar, quem vai pagar é a população.

Edição concluída às 14 horas do dia 13/09/2024