Sem condomínio

Coluna do dia 22 de dezembro de 2023

Eleição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Observatório Social de Mandaguari elegeu a nova diretoria para comandar a entidade nos próximos dois anos. A indicada para assumir a presidência foi a empresária do setor educacional, Izaura Maria Valério.

Extraordinária

Como era previsto, esta semana a Câmara de Mandaguari realizou uma sessão extraordinária para analisar e votar projetos de lei apresentados pelo Executivo.

Casas populares

Uma das matérias em pauta foi a doação de dois terrenos pertencentes ao município para o Fundo de Arrendamento Residencial. No local serão construídas as cem casas populares que foram liberadas para Mandaguari pelo Governo Federal através do programa “Minha casa, minha vida”.

Ficou na promessa

E com a destinação dessas áreas para a construção das moradias, um outro projeto que vinha sendo alardeado desde o início da atual gestão foi por água abaixo. Trata-se do Condomínio do Idoso, um projeto do Governo do Paraná para o qual os recursos já estavam assegurados. Há algumas semanas a coluna questionou o fato das autoridades não estarem mais tocando nesse assunto, que agora será enterrado em definitivo.

Gestão

Mandaguari manteve a tendência de crescimento no ranking Firjan de Gestão Fiscal, divulgado esta semana. O município subiu 45 posições na classificação estadual e ocupa agora a posição de número 200. No ranking nacional a cidade subiu 92 posições e passou a ocupar a 1890ª colocação.

Investimento

Em três, dos quatro indicadores analisados, o município recebeu pontuação considerada boa ou excelente. O único critério apontado como crítico foram os investimentos. Nos últimos dez anos, esta área só teve avaliação positiva em 2014 e 2016. O resultado divulgado este ano se refere ao desempenho da gestão em 2022.

De volta

Depois de um período sem divulgação, as ocorrências policiais voltaram a aparecer nos noticiários mandaguarienses.

Candidato

O governador Ratinho Júnior já definiu qual candidato apoiará na disputa pela Prefeitura de Marialva no ano que vem. Esta semana ele se reuniu com o ex-prefeito da Capital da Uva, Edgar “Deca” Silvestre, e afirmou que ele será o candidato do PSD naquela cidade. Deca já administrou Marialva por dois mandatos, entre 2009 e 2016.

Alerta

E falando sobre Marialva, o Tribunal de Contas do Paraná emitiu um alerta ao prefeito Victor Martini sobre o aumento das despesas com pessoal. De acordo com o TCE, no primeiro semestre deste ano a administração dele excedeu o limite de gastos com a folhas de pagamento estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54% da arrecadação.

Vou morrer…

…e não vou ver tudo. Geralmente políticos costumam disputar a “paternidade” ou “maternidade” dos fatos positivos que ocorrem no setor público e costumam tentar se afastar ao máximo das questões que desagradam a opinião pública. Mas no caso do novo pedágio do Paraná não é isso que se observa. Por aqui a história de que “filho feio não tem pai” não está acontecendo.

Cabo-de-guerra

Na semana passada, durante a entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná para Jair Bolsonaro, o governado Ratinho Júnior agradeceu o ex-presidente por ter sido o responsável pela criação do “novo” modelo de pedágio que será praticado no estado. Dias depois o atual ministro dos Transportes, Renan Filho, gravou um vídeo rebatendo a fala do governador e afirmando que foi o governo Lula quem atendeu os pedidos do Paraná para definir as regras de concessão das rodovias. 

* Edição finalizada às 14 horas do dia 22/12/2023