Notas da semana

Coluna do dia 23 de fevereiro de 2024

Audiências
Na próxima semana acontecerão duas audiências públicas de prestação de contas em Mandaguari. Uma, no dia 28, será sobre as políticas municipais de saúde referentes ao terceiro quadrimestre de 2023. Porém, a mais aguardada é a que ocorrerá no dia anterior, quando serão apresentadas as contas gerais do município referentes ao mesmo período.

Caixa reforçado
Extraoficialmente, a coluna apurou que os números a serem apresentados são bastante positivos e que saúde financeira da Prefeitura vai muito bem. O município teria fechado o ano passado com mais de R$ 46 milhões em caixa, valor este já descontado todos os empenhos e restos a pagar.

Show
A primeira atração para as comemorações do aniversário de Mandaguari já está contratada. Trata-se do cantor Nando Moreno (???), que receberá R$ 60 mil para se apresentar na Praça Independência no dia 03 de maio.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Sem negociação
Apesar do protesto realizado na semana passada reivindicando um reajuste maior no salário dos servidores municipais, até o fechamento desta edição a administração municipal não tinha apresentado ao sindicato que representa a categoria nenhuma proposta de reajuste complementar. Também não houve nenhuma sinalização para abertura de diálogo a fim de se buscar um acordo. Diante do impasse, os servidores devem fazer uma assembleia nos próximos dias para deliberar sobre um indicativo de greve.

Prorrogado
A Prefeitura prorrogou até o dia 06 de agosto o contrato de aluguel do prédio da Fafiman que está sendo usado provisoriamente pela administração enquanto a reforma do Paço Municipal não fica pronta.

Pedágio
Esta semana a Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública para discutir obras e tarifas relacionadas ao lote 4 do programa de concessões de rodovias.

Sem representante
Embora o lote em questão seja exatamente o que inclui a praça de pedágio de Mandaguari, não se tem notícia de que alguma autoridade local tenha comparecido à audiência para expor as demandas e defender os interesses da cidade e seus moradores.

Progressistas
Anunciada em meados do ano passado, a mudança no comando do Progressistas (PP) local finalmente se concretizou. Depois de décadas sob o comando do ex-prefeito Cileninho, o partido agora tem como presidente o empresário João Maia.

Equipe
A Comissão Provisória pepista tem ainda Renan Piazentim como tesoureiro; Caio Ricieri, Marco Alípio Costa e Sirlei Foster como membros; Renata Marcolino, Marcelo Correia e Ricardo Lopes como suplentes; Delma Modos, como coordenadora da mulher; Guilherme Osvaldo coordenador da juventude; e Marco Antonio Pereira como coordenador afro.

PSDB
Pela primeira vez desde que foi fundado, em 1988, o PSDB corre o risco de ficar sem nenhum representante na Assembleia Legislativa do Paraná. Por conta de divergências com o líder do partido no estado, o ex-governador Beto Richa, as duas deputadas eleitas pelo PSDB em 2022 estariam propensas a trocarem o ninho tucano pelo PP.

Declínio
O PSDB já foi uma das principais forças políticas brasileiras, mas vem encolhendo a cada ano em todo o país. Em Mandaguari, nas eleições de 1996, o partido chegou a eleger três vereadores, além da prefeita Maria Inês Botelho. Na eleição seguinte, elegeu apenas uma vereadora e depois disso nunca mais teve nenhum representante ocupando cargo eletivo na cidade.

Inativo
Por compor uma federação nacional, o PSDB obrigatoriamente estará aliado ao Cidadania nas eleições de outubro em todas as cidades do país. Em Mandaguari, o partido era presidido pelo empresário e ex-vice-prefeito, Claudio Fachini, mas a vigência da Comissão Provisória venceu em maio de 2022 e ainda não foi renovada.

Edição concluída às 14 horas do dia 23/02/2024