Mais um “esquecimento”

Coluna do dia 18 de abril de 2025

Equilíbrio

“Não é porque você está no inferno que precisa abraçar o capeta”. Essa frase era dita por um jornalista que atuou em Mandaguari na década de 1990 quando se referia às relações entre integrantes de um mesmo grupo político. Traduzindo: o fato de ser um aliado da administração não obriga a pessoa a fechar os olhos para os pontos falhos da gestão. Quem faz isso achando que está ajudando preservar o gestor, na verdade, está ajudando a leva-lo para o buraco.

Reconhecimento

Desde que começou a ser publicada, em agosto de 2021, a coluna denuncia e cobra atitudes em relação aos pontos falhos da gestão municipal. Porém, não temos problema nenhum em reconhecer as melhorias e avanços promovidos pela administração.

Estradas rurais

É o caso das estradas rurais. Ainda que haja pontos críticos, que demandam atenção, é preciso reconhecer que nos últimos anos o setor evoluiu muito. Existem trechos em que é possível andar com os veículos como se estivesse em vias asfaltadas.

Divulgação

Em conversa com a coluna, o secretário de Governo, Yohan Paulo, disse que pretende divulgar um material mostrando o trabalho que realizou no período em que esteve à frente da Secretaria de Agricultura, de 2021 a 2024. Nele constará um comparativo sobre as condições das estradas rurais quando assumiu e quando passou o cargo ao seu sucessor.

Denúncia

Durante a última sessão da Câmara, o vereador Danilo levantou um questionamento sobre a produção dos conteúdos que alimentam as redes sociais da prefeita Ivonéia. Pelo que foi dito, esse trabalho estaria sendo realizado por um servidor comissionado, o que infringe as normas da administração pública. “Estão sendo divulgadas ações do governo ou está ocorrendo uma promoção pessoal nas redes sociais? É funcionário público, pago pela prefeitura e às vezes, quando o gestor vai viajar, o funcionário vai junto, é pago diária para ele ir fazer vídeo”, questionou.
Virtual

Ele levantou a questão quando falava sobre a dificuldade que vem enfrentando para ser atendido pela chefe do Executivo. “O que eu tenho ouvido é que a prefeita tem ficado mais fora do que na cidade. Mas é fácil encontrar a prefeita, é só abrir Instagram, TikTok que você encontra. Para as redes sociais, nossa prefeita está online, agora, para algumas causas da nossa cidade, prece que está em modo de avião”, comentou.

Outra vez

Parece piada, mas esta semana o setor de agendamento transporte de Mandaguari voltou a ser alvo de reclamações por parte dos usuários. Na última quarta-feira, uma moradora denunciou nos grupos de WhatsApp que pacientes levados para tratamento de saúde em Curitiba chegaram lá e descobriram que os responsáveis teriam esquecido de fazer a reserva da hospedagem no estabelecimento onde passariam a noite.

Recorrente

E da mesma forma que ocorreu com as crianças autistas esquecidas em Maringá, esse problema estaria sendo recorrente. Segundo a moradora, isso já teria acontecido pelo menos outras duas vezes. Em virtude do feriado, a coluna não conseguiu contato com o setor de comunicação da Prefeitura, mas o espaço está aberto para a administração municipal dar a sua versão dos fatos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Até quando?

Pelo que se percebe, há uma enorme desorganização no setor responsável pelos agendamentos, tamanho o número de reclamações dos usuários. E já está muito claro que o problema é de gestão e, até onde se sabe, nada está sendo feito para corrigir as falhas. Resta saber até quando essa situação vai estender.

Protegidos

Passou da hora da chefe do Executivo e do secretário de Saúde colocarem o dedo na ferida e deixarem de proteger apadrinhados que já provaram não ter condições de exercerem determinadas funções. Se não é possível demitir por conta de compromissos políticos, que se desloque essas pessoas para outras funções e coloquem pessoas mais preparadas para cuidar dessa área. O que não pode é continuar fazendo vistas grossas enquanto a população sofre com o descaso e a incompetência de alguns.

Lixo

Esta semana moradores dos jardins Cristina, Imperial e Morumbi tiveram problemas com o recolhimento do lixo. Em alguns locais o caminhão que deveria ter passado no começo da semana fez a coleta somente na quinta-feira. Teve morador que foi obrigado pegar o lixo e levar para a casa de familiares que moram em outra região da cidade para os resíduos serem recolhidos.

Vai e volta

Pela enésima vez, a construtora que executa a reforma do barracão da rede ferroviária retirou a cobertura do imóvel (que sequer havia sido concluída). Pelo jeito enterraram um sapo com a boca costurada naquele local porque os trabalhos não avançam de jeito nenhum. Como disse o vereador Alécio na última sessão da Câmara, aquela obra deve estar servindo como escola de treinamento para construtores…

Respingo

Esses e outros problemas da administração municipal já estão respingando em aliados da prefeita que ocupam cargos eletivos e comissionados. Na prática, muitos deles não tem culpa do que está acontecendo, mas o fato de “passarem a mão na cabeça” ou só realizarem cobranças nos bastidores faz as pessoas enxergarem essa postura como omissão.

Edição concluída às 15 horas do dia 17/04/2025