Diplomados

Coluna do dia 06 de dezembro de 2024

Diplomados

Com a diplomação dos vereadores, suplentes, vice-prefeito e prefeita, a Justiça finalizou esta semana o processo eleitoral em Mandaguari.

Destaque

Durante a solenidade, a juíza Angela Pedotti Audi, que assumiu a vara eleitoral da Comarca, enalteceu o trabalho do Cartório Eleitoral e destacou que Mandaguari teve uma das apurações de votos mais rápidas do Paraná.

Mudança

Também esta semana, foi anunciada a primeira mudança no secretariado municipal para a próxima gestão. O secretário de governo, Francisco Biázio, deixará a administração para se dedicar aos seus negócios pessoais. Em seu lugar, assumirá o atual secretário de agricultura, Yohan Paulo, filho da prefeita Ivonéia. Atualmente ele também responde interinamente pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, que está sem titular desde outubro, quando a então secretária Eliane Rodrigues pediu demissão.

Nepotismo

O anúncio de que o filho da prefeita irá comandar uma das principais secretarias da administração levou muitas pessoas a questionarem se este não seria um caso de nepotismo. Não é. Tanto é que Yohan já é secretário municipal e nas administrações que antecederam a atual também haviam parentes dos prefeitos no comando de algumas secretarias.

Agricultura

O nome mais cogitado para substituir Yohan na pasta da agricultura é o do vereador Luiz Carlos Garcia, que não se reelegeu.

Cultura

Também há rumores de que poderá haver mudanças na Secretaria de Cultura. Especula-se que o vereador Marcio Cledson, que também não foi reeleito, poderá assumir o comando da pasta ou uma das suas diretorias.

Amusep

Daqui a pouco, às 17h30, acontecerá no auditório do Sebrae, em Maringá, a eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

Ivonéia

Em 2025 a entidade, que agrega 29 municípios da região de Maringá, será comandada pela prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado.

Visibilidade

À frente da associação, a prefeita terá uma visibilidade que pode ser importante para os seus planos de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.

13º

Em Cambé, a Câmara aprovou o pagamento de 13º salário para os vereadores. Embora seja muito criticada pela comunidade, a medida tem respaldo legal e pode ser adotada em todas as cidades do país. Basta os legisladores estarem dispostos a arcar com o desgaste político que isso pode trazer. Em Mandaguari isso já chegou a ser cogitado por legislaturas anteriores, mas as conversas nunca avançaram e não se chegou a elaborar um projeto regulamentando a prática.

Deputado

Em Curitiba e Brasília já é dado como certo o retorno de Ricardo Barros à Câmara dos Deputados no ano que vem. Licenciado desde o início do ano passado, Barros deve deixar a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio e reassumir o mandato.

Líder de Lula?

O parlamentar estaria acertando com o presidente Lula para ser o novo líder do governo na Câmara com a missão de melhorar o relacionamento do Palácio do Planalto com os deputados. Barros já exerceu esta função nos governos FHC, Lula, Dilma e Bolsonaro, além de ter sido ministro da Saúde no governo de Michel Temer.

Violência

Depois de um período de tranquilidade, Mandaguari registrou dois homicídios nos últimos dias. Em um deles, o atirador fez diversos disparos contra a vítima que tentou se proteger ao lado de um carro onde estava uma família inteira.

Extremo

O segundo homicídio teria sido motivado por um desentendimento que a vítima e o assassino tiveram recentemente. Ou seja, um caso que em outros tempos teria resultado em no máximo uma troca de socos e pontapés, culminou com uma pessoa sendo assassinada diante de várias testemunhas.

 Edição concluída às 14 horas do dia 06/12/2024