Descaso
Coluna do dia 24 de janeiro de 2025
Descaso
Esta é a palavra que traduz a postura da administração municipal em relação ao problema do trânsito no cruzamento da Avenida Amazonas com a rua Jandira Telles de Souza, em frente ao Supermercado Camilo.
Inércia
Há anos a população vem cobrando uma ação para amenizar os riscos para motoristas e pedestres naquele ponto, mas nenhuma atitude foi tomada. Acidentes naquele local se tornaram rotina e, mesmo assim, a gestão municipal continua apática, como se o problema não fosse com ela.
Esperando o quê?
A pergunta que fica é: até quando? Será que as autoridades “responsáveis” estão esperando acontecer uma morte ali para tirarem a bunda da cadeira e tomarem uma atitude?
Grave
Esta semana, uma jovem de 24 anos pilotando uma motocicleta se envolveu em um acidente naquele cruzamento e sofreu sérias lesões na cabeça. Até o fechamento desta edição, ela permanecia internada em estado gravíssimo no Hospital Universitário de Maringá.
Apelo
Em contato com a coluna, uma parente da vítima fez um desabafo e um apelo às autoridades. “Hoje é a minha família que sofre. Estamos no aguardo de um milagre. A pancada foi muito forte. Ela passou por uma cirurgia, mas o cérebro está muito inchado e peço a oração de vocês. A gente clama realmente para as autoridades darem uma atenção para o trânsito da nossa cidade”, disse.
Expectativa
É esperada para os próximos dias a sentença do processo sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Mandaguari. Não é preciso dizer que, independentemente do resultado, existe a possibilidade do imbróglio não terminar por aqui, pois a parte derrotada certamente deve recorrer da decisão nas instâncias superiores.
Novidade
Porém, ontem surgiu um fato novo que pode provocar uma reviravolta total no processo.
Renunciou
O vereador Fábio Sukekava renunciou ao cargo de primeiro secretário da Casa e a Câmara terá que fazer uma eleição suplementar dentro de cinco dias para preencher o cargo.
Incompatibilidade
Conforme a coluna já havia revelado no dia 20 de dezembro, membros da Mesa Diretora do Poder Legislativo não podem exercer a profissão de advogado. Este impedimento consta no artigo 28 do Estatuto da Advocacia e da OAB e existe para que não haja conflito de interesses entre as responsabilidades do cargo eletivo e a prática jurídica.
Novo quadro
Como o vereador Wanderlei Lukachewski Júnior também é advogado e se enquadra na mesma situação de Fábio, é dado como certo que esta situação colocará um dos vereadores da oposição na primeira secretaria da Casa.
Sem efeito?
Mas, seja quem for o escolhido para a função, a composição da Mesa passará a ter integrantes de três, dos seis partidos que possuem representantes na Câmara. É possível que esta nova composição torne sem efeito a ação judicial que questiona a legalidade da chapa formada por Edilson Montanheri e Fábio Sukekava, do PSD, Eron Barbiero e Rivelino Leandro, do União Brasil.
Arquivado
O projeto de lei complementar 5/2025, que tramitava na Câmara de Mandaguari, foi arquivado a pedido dos autores. Apresentado pelos cinco vereadores da base aliada, o projeto chegou a ser colocado em pauta na primeira sessão extraordinária do ano, mas foi retirado para melhor análise da Comissão de Constituição, Legislação e Redação. A matéria previa aumentar o número de assessores dos vereadores e mudar a base de cálculo para conceder gratificações e progressões salarias aos servidores concursados. Na prática, reduziria a remuneração dos funcionários de carreira que têm direito a esses benefícios.
Nomeações
Esta semana, o Diário Oficial publicou diversos decretos com novas nomeações de pessoas para cargos comissionados na administração municipal. Entre eles estão Wanderson “Coxinha” Guiraldeli (coordenador de Transporte e Manutenção), André Queiroz (coordenador de Relações Públicas) e Reginaldo “Mimiu” Moraes (coordenador de Controle de Materiais).
De volta
Outro que voltou a fazer parte da administração municipal foi o professor Elvis Cassio de Souza, nomeado como assessor especial da prefeita. Ele já foi secretário de Obras durante o primeiro mandato do ex-prefeito Batistão.
Cultura
Quem também foi anunciado como integrante da equipe da prefeita Ivonéia foi o ex-vereador Marcio Cledson. Ele assumiu como diretor de Cultura, cargo que estava vago desde o início de 2023.
Edição concluída às 11 horas do dia 24/01/2025