Comparação

Coluna do dia 31 de maio de 2024

Inauguração

Esta semana foi inaugurada a quadra esportiva da APAE. A obra vem para melhorar ainda mais a estrutura da escola e, consequentemente, o atendimento que é oferecido aos quase 200 alunos atendidos.

Enquanto isso…

Não tem como deixar de comparar: sob a responsabilidade da direção da escola, a obra da APAE começou a ser executada em dezembro e em pouco mais cinco meses já estava pronta para ser usada pelos alunos. Enquanto isso, a construção da quadra na Escola Bom Pastor, que é responsabilidade da Prefeitura, está completando 17 meses e ainda não terminou.

Maldade

As más línguas estão até dizendo por aí que o atraso foi proposital para que a conclusão ocorra às vésperas do período eleitoral. Obviamente, isso não é verdade.

Desconexa

E falando em Escola Bom Pastor, em algumas publicações a administração municipal diz que esta foi a primeira escola de Mandaguari. Porém, não é preciso fazer nenhuma pesquisa aprofundada para constatar que esta é uma afirmação equivocada.

Livro

Basta abrir o livro “Mandaguari, sua história, sua gente” para ver que quando a Bom Pastor foi criada já existiam várias outras instituições de ensino na cidade. Algumas delas estão aí até hoje, como o Sagrada Família e o Cevec, ou mesmo a Doutor Ary da Cunha Pereira, que até o começo dos anos 90 se chamava Marechal Costa e Silva, e a Yolanda Cercal, que já teve os nomes de Princesa, Izabel, Escola de Aplicação Gabriela Mistral e Grupo Escolar de Mandaguari.

Escola

A já que o assunto é escola, na última semana o Secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, anunciou a construção de mais uma escola estadual em Mandaguari. Embora realmente seja necessário aumentar o número de instituições públicas para atender alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e também do ensino médio, o anúncio pareceu ser mais um daqueles que muitos governantes fazem às vésperas dos períodos eleitorais. Falou-se em valores, local, mas não se mencionou prazo nem se há recursos no orçamento estadual para isso. Mas uma coisa é certa: em breve vai chover deputado dizendo ter sido responsável pela tal obra, que certamente ainda levará alguns anos para sair do papel.

Protesto

A visita do secretário aconteceu dias depois do governo tornar público o projeto de privatizar a gestão de cerca de 200 escolas estaduais. E como era de se esperar, durante a passagem dele pela cidade houve protesto de professores contrários à privatização.

Não gostou

Quem teve a oportunidade de assistir a entrevista concedida por Roni Miranda instantes depois de passar pelos manifestantes pôde perceber que o protesto o desestabilizou emocionalmente. Mas os comentários que correram após o evento davam conta de que quem teria se irritado mesmo com o protesto foi um secretário municipal, que inclusive teria se alterado com alguns professores que participaram da manifestação.

Fora

Em tempo: ao menos por enquanto, nenhuma das três escolas estaduais de Mandaguari está na lista das que poderão ser privatizadas.

Demissão

Atendendo recomendação do Tribunal de Contas, o prefeito de Marialva, Vitor Martini, demitiu recentemente 12 servidores comissionados que estariam ocupando os cargos de forma irregular. Suas nomeações não se enquadravam nas categorias de direção, chefia nem assessoramento. Além disso, havia situações em que comissionados exerciam cargos de chefia sem que houvesse nenhum outro servidor na referida área. Eram chefes de si mesmos.

PSDB

Depois de dois anos sem executiva constituída na cidade, o PSDB, que era comandado pelo ex-vice-prefeito Claudio Fachini, tem uma nova comissão provisória e passou oficialmente a integrar o condomínio partidário da prefeita Ivonéia. A nova executiva tem como presidente o empresário José Paulo Furtado. Por compor uma federação com o Cidadania, antigo partido de Ivonéia, as duas siglas obrigatoriamente deverão estar juntas nas eleições deste ano.

PV

Outro partido que está sob nova direção em Mandaguari é o PV, no qual está filiado o ex-prefeito Romualdo Batista e que desde 2020 estava sem comissão provisória vigente. A legenda agora é presidida por Carlos Sincero e tem, entre outros dirigentes, o ex-vereador Aroldo Silvestre, as professoras Delma Modos e Silvana Malheiros, os servidores públicos André Ruis Justino e Edimilson Uriel Inácio e o empresário Reinaldo Marcos Tavares.

Edição concluída às 12 horas do dia 31/05/2024