Coluna do dia 25 de outubro de 2024

De saída
O juiz Max Paskim Neto deixará a magistratura nas próximas semanas. Em uma nota pública divulgada esta semana, ele explica que sofreu uma condenação criminal e um processo administrativo que resultaram na perda da função e determinaram sua aposentadoria compulsória. Ele permanecerá no cargo somente até a publicação e trânsito em julgado da decisão.

Agradecimento
Na publicação, o magistrado agradece o apoio que recebeu da comunidade local no período em que atuou na Comarca. “Fiquei comovido com o carinho demonstrado através de várias manifestações e movimentações em meu favor. Sou muito grato aos treze anos em que atuei no Paraná como Juiz de Direito, deles os últimos cinco em Mandaguari, onde cultivei relações profissionais de muito respeito, confiança e carinho. Desejo que continuem sendo bem recebidos, tratados e atendidos pelo próximo Juiz de Direito a assumir minha atual competência, e permaneço sempre à disposição da comunidade naquilo em que eu puder ser útil”, declarou.

Concurso
A Prefeitura de Mandaguari realizará um concurso público para contratar auxiliar de Secretaria, auxiliar de tesouraria, advogado e contador. Por enquanto nada de contratar guardas municipais, agentes de trânsito e nem professores, cujas contratações estão ocorrendo majoritariamente de forma temporária na modalidade de PSS.

Voltando
Aos poucos, pessoas que ocupavam cargos de confiança na administração e deixaram a equipe para disputar as eleições começam a voltar para as antigas funções. Esta semana Edson “Xerebebéu” Fineto voltou a ocupar a Coordenação de Transporte Escolar, e José Carlos Denobi assumiu a Diretoria de Urbanismo.

Mudanças
Com a nomeação de Denobi, Leandro Garcia, que até então ocupava o cargo, assumiu a função de diretor de Meio Ambiente, que ficou vaga na semana passada após a saída de Renato de Mattos.

Candidata
Ao que tudo indica, a possibilidade da prefeita Ivonéia disputar a eleição para deputada estadual em 2026 é concreta. Ela estaria mesmo disposta a trocar a administração do município por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado.

Votos fora
Mas ainda que tenha a garantia de uma vaga na chapa do PSD, se eleger deputada não será uma tarefa fácil. O primeiro desafio será conseguir votos fora de Mandaguari.

Números
Em 2022, a última vaga do PSD foi para Cloara Pinheiro, que recebeu 35.151 votos. Tomando por base este número e considerando que Mandaguari tem pouco mais de 28 mil eleitores e uma abstenção na ordem de 20%, para ter chances Ivonéia precisará fazer 100% dos votos válidos na cidade e ainda buscar cerca de 15 mil votos fora daqui para ter alguma chance. É difícil, mas não impossível. Tudo vai depender do trabalho que será feito nos próximos dois anos.

Conquista
Em relação à inauguração da sala multissensorial em Mandaguari, que atenderá crianças e adolescentes autistas, é preciso destacar o papel da Associação dos Familiares e Autistas de Mandaguari (AFAM). Foi a entidade que conseguiu viabilizar os recursos junto aos deputados Arilson Chiorato (estadual) e Gleici Hoffmann (federal). Quem fez a ponte entre a associação e os parlamentares para que o recurso fosse liberado foi o ex-secretário municipal e atual diretor do Parque Tecnológico Itaipu, Eduardo Pinta.

Instalação
A AFAM também acompanhou o processo, cobrou a administração municipal para que os equipamentos fossem instalados e agora aguarda que o atendimento aos pacientes seja iniciado o mais rápido possível.

Não deu
Depois de exercer o cargo de governadora por “longos e exaustivos” nove meses, Cida Borghetti tentou todos os recursos possíveis para conseguir uma aposentadoria vitalícia no valor de R$ 35.845,22. Mas mesmo com todo o aparato político e jurídico que foi mobilizado, ela deu com os burros n’água. Os ministros do Supremo Tribunal Federal negaram o último recurso por meio do qual ela tentava obter o benefício.

Multa
A Viapar foi multada em R$ 222 milhões por ter descumprido as obrigações contratuais e deixado de construir o contorno rodoviário de Arapongas. A obra estava prevista no contrato que vigorou entre 1997 e 2022 e os custos estavam incluídos nas tarifas que foram pagas pelos usuários ao longo dos 25 anos de concessão. A empresa chegou a começar a obra, mas abandonou os trabalhos ainda na fase inicial.

Edição concluída às 12 horas do dia 25/10/2024