Coluna do dia 09 de agosto de 2024

Coluna do dia 09 de agosto de 2024

Igualou
O improvável aconteceu. Com seis candidaturas a prefeito oficializadas, Mandaguari repete o número de candidatos da eleição de 1992. Com tanta gente assim concorrendo, as apostas não ficam só em torno de quem será o vencedor, mas também quem será o menos votado. Em 92, por exemplo, teve candidato a prefeito que fez menos votos do que candidatos a vereador.

Era verdade
Diferente do que se chegou a dizer, não era fake news quando, ainda no mês de junho, ventilou-se a possibilidade de uma aliança entre o União Brasil, do empresário Marcos Jovino, com o PV, do ex-prefeito Romualdo Batista.

Juntos
Será a terceira vez que Batistão e Jovino estarão juntos na campanha. Isso já aconteceu nas eleições de 2012 e 2016.

Separados
E pela primeira vez em quase 25 anos, Marcos Jovino e Ari Stroher não estarão juntos na mesma campanha para prefeito. Além de amigos e sócios, os dois sempre foram aliados políticos, mas este ano resolveram seguir caminhos distintos. Jovino optou por apoiar novamente Batistão, já Ari preferiu ficar neutro.

Independentes
Com isso, os candidatos a vereador pelo MDB não estarão oficialmente atrelados a nenhum candidato a prefeito. É a primeira vez na história de Mandaguari que uma chapa de vereadores concorrerá de forma independente.

Sem vereadores
Já Celso Martini e Renilda Esteves, do Mobiliza (antigo PMN) seguiram caminho inverso e não lançaram candidatos a vereador. Nesse caso, a situação não é inédita. Isso já aconteceu, por exemplo, em 1992, com a dupla Dr. Osvaldo e Odeval Sofia.

Mulheres
Também pela primeira vez na história, a cidade terá duas mulheres disputando o comando do município.

No último dia
A prefeita Ivonéia só anunciou o vice, Valdoney Hising, no último dia do prazo para escolha dos candidatos. O nome dele vinha sendo cogitado desde que o PL anunciou apoio à reeleição da prefeita. Ela, no entanto, vinha relutando em confirmar a indicação. Às vésperas de anunciar Hising ela ainda chegou a convidar outras lideranças para comporem sua chapa, mas as conversas não evoluíram.

Última
A última candidatura a ser oficializada foi a de Marcia Serafini, que realizou a convenção no domingo, dia 04, no período da tarde. Ela também foi a última a anunciar o vice, que será como o teólogo Renato Bossato.

Os Batistas
Com a entrada do União Brasil em sua campanha, o ex-prefeito Romualdo Batista terá como vice o empresário, Alcir Batista. Embora tenham o mesmo sobrenome, os dois não têm nenhum grau de parentesco.

Rompidos
Com a formalização das candidaturas de Ivonéia e Jorge do Alambique, pela segunda vez na história, Mandaguari terá prefeito e vice se enfrentando na disputa pelo Executivo. A primeira vez que isso ocorreu foi em 2016, com Batistão e Ivonéia. Ele, que tentava reeleição, acabou levando a melhor.

Sonhando alto
Tem candidato a vereador crente que fará mais de dois mil votos. Tomara que isso se concretize, caso contrário, mesmo que consiga se eleger, a decepção será grande.

Voando alto
Os jornalistas mandaguarienses Ederson Hising e Amanda Bebiano, que já fizeram parte do quadro de profissionais da Agora Comunicação, estão se destacando no disputado mercado de trabalho do jornalismo.

Na Globo
Morando em São Paulo depois de passar por veículos de renome em Maringá, Curitiba e na capital paulista, Ederson Hising foi contratado pela Rede Globo para fazer parte da equipe nacional do Portal G1.

No G1
Amanda, que há alguns anos mora em Maringá, onde atuou em emissoras de TV e portais de notícias, também está de casa nova, agora como jornalista do G1 Paraná, do Grupo RPC.

Reforma
Prevista inicialmente para durar seis meses, a reforma da Prefeitura já se arrasta há um ano e meio e ainda vai demorar para ser concluída. Esta semana a administração municipal prorrogou até fevereiro do ano que vem o contrato de aluguel das salas da Fafiman onde estão funcionando provisoriamente os setores administrativos do município.

No escuro
Sob alegação de atender a legislação eleitoral, desde o começo de julho a Câmara de Mandaguari não divulga mais para a imprensa o resumo das sessões, cujas gravações também não são mais disponibilizadas no site oficial. A única maneira da população saber o que os vereadores estão discutindo e votando seria acessando as pautas. O problema é que elas também não estão sendo publicadas em tempo hábil. Esta semana mesmo aconteceram duas sessões, uma ordinária, na segunda-feira, e outra extraordinária, na quarta. Até o fechamento desta edição, nenhuma das duas pautas estava disponível no site e não era possível saber o que foi votado.

Edição concluída às 13 horas do dia 09/08/2024