Chegando a hora

Coluna do dia 10 de maio de 2024

Na coluna Notas da Semana, o jornalista André De Canini volta a falar sobre pedágio, obras atrasadas e novidades na política regional. Tem também informações sobre o código fonte das urnas eletrônicas.

Chegando a hora

O leilão do lote de rodovias que contempla a PR-444 e o trecho da BR-376 onde está localizada a praça de pedágio de Mandaguari acontecerá entre os meses de outubro e dezembro.

Já era

Como até agora ninguém moveu uma palha para tentar conseguir contratualmente a isenção ou desconto na tarifa para os moradores de Mandaguari, seria muita ingenuidade acreditar que alguma atitude será tomada antes do lançamento do edital. Agora a prioridade de quem deveria estar vendo isso é outra: a reeleição.

Investindo

Eduardo Abílio, pré-candidato a prefeito de Mandaguari pelo União Brasil também resolveu investir em postagens pagas nas redes sociais. Até então apenas a prefeita Ivonéia vinha adotando esta prática, que possibilita alcançar um número maior de pessoas mediante o pagamento de anúncios nas plataformas.

Dinastia

Este ano a região deve ter uma nova integrante de família de políticos tradicionais estreando na disputa eleitoral. Trata-se da professora e advogada Simone Martini, que se lançou pré-candidata a prefeita de Sarandi. Ela é filha de Milton Martini, que já administrou aquela cidade entre 1993 e 1996, sobrinha de Celso Martini, que foi vice-prefeito e prefeito de Marialva por dois mandatos, e prima do atual prefeito da Capital da Uva, Vitor Martini.

Acabando o prazo

Dia 06 de julho é o último dia para que candidatos que disputarão as eleições de outubro participem de inaugurações de obras públicas. Isso significa que os atuais gestores têm só mais 56 dias para concluírem aquelas obras que “coincidentemente” sofreram atraso e serão entregues à população justamente às vésperas da campanha eleitoral. Quem não acelerar os trabalhos até esta data não terá aquela foto cortando a fita de inauguração todo sorridente para postar nas redes sociais.

Mandaguari

No caso de Mandaguari, poucas das obras públicas que atualmente estão em andamento ou paralisadas devem ser concluídas até o prazo limite para serem inauguradas com a presença da prefeita e dos atuais vereadores.

De rosca

Parece piada, mas mesmo com os trabalhos já somando mais de um ano de atraso, esta semana foi publicado um novo aditivo contratual prorrogando por mais 60 dias o prazo para conclusão da quadra da Escola Bom Pastor. O contrato com a empreiteira Jandasul foi assinado dia 04 de novembro de 2022 e determinava que a obra fosse executada em 180 dias.

Múltiplo Uso

Outra obra que teve o prazo de execução prorrogado foi a reforma do Centro de Múltiplo Uso do Jardim Progresso. É o segundo aditivo contratual estendendo o prazo de execução da obra. O novo aditivo concede mais 30 dias para a construtora Templa Engenharia, de Curitiba, terminar os trabalhos que deveriam ter sido finalizados em março.

Recomeçou

E falando em obras atrasadas, a pavimentação com pedras irregulares na estrada Terra Roxa, que deveria ter ficado pronta no final do ano passado, foi retomada (na verdade iniciada) esta semana.

Secretário

Desde ontem, dia 09, o secretário de Governo, Francisco Biázio, responde também pela Secretaria de Assistência Social. Ele passou a ocupar o cargo interinamente por conta do afastamento do titular, Murilo Meleiro, que está em tratamento de saúde.

Sucesso

Um grande público prestigiou o encontro de carros antigos e a feira “Domingo no Parque”, que aconteceram no Parque da Pedreira no último dia 05. São dois eventos que deram certo e que precisam continuar acontecendo, pois movimentam a cidade, fomentam a economia e oferecem uma opção de lazer saudável e barata para a população.

Banheiros

Pena que mais uma vez as condições dos banheiros do parque deixaram a desejar. Quem precisou usar o espaço teve que encarar um mau-cheiro de embrulhar o estômago. A salvação foram os banheiros químicos instalados na parte de baixo, próximo de onde a banda estava tocando, mas nem todos que estavam nas imediações da feirinha conseguiam ver que havia esta outra opção para fazer suas necessidades.

Código fonte

O código fonte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais deste ano está disponível para consulta no Tribunal Superior Eleitoral há sete meses. O estranho é que até agora apenas um partido, o União Brasil, enviou uma comissão para realizar a auditoria, que foi realizada em conjunto com representantes do Senado e da Sociedade Brasileira de Computação.

 

Edição concluída às 14 horas do dia 10/05/2024