Acertado?
Coluna do dia 01 de novembro de 2024
Acertado?
A composição da nova Mesa Executiva da Câmara de Mandaguari está praticamente definida. Apesar de cinco dos atuais vereadores terem se reelegido, o próximo presidente deverá ser um dos novatos da Casa de Leis.
Presidente
E mesmo elegendo apenas quatro vereadores dos partidos que integraram a sua coligação, a prefeita Ivonéia terá um dos seus aliados na presidência da Câmara.
Apoio
Além disso, durante as negociações para composição da Mesa, a prefeita conseguiu trazer mais três vereadores para sua base de apoio. Com isso, a partir de janeiro o Executivo terá a maioria absoluta dos vereadores do seu lado. Se no atual mandato a falta de apoio no Legislativo foi um argumento recorrente para justificar a demora na solução de alguns problemas do município, a partir de janeiro esse problema deixará de existir.
Mudou
Aliás, já é possível perceber uma mudança na relação entre Executivo e Legislativo. Esta semana, por unanimidade, os vereadores arquivaram a denúncia de uma servidora que teria sofrido assédio moral por parte da prefeita. Em outras épocas o caso renderia muita discussão, vídeos em redes sociais e até mesmo medidas mais drásticas, como abertura de CPI ou o encaminhamento do caso para o Ministério Público.
Casas Populares
A Prefeitura divulgou esta semana um material informando como as pessoas interessadas nos programas habitacionais da Cohapar devem fazer para se cadastrar.
Mas…
O problema é que, mesmo com incontáveis promessas das autoridades, há mais de 15 anos não se constrói uma só casa popular em Mandaguari. Com isso, muita gente já desistiu de fazer o cadastro porque não acredita que as moradias irão sair do papel.
Agora vai?
Está marcada para 12 de dezembro a concorrência pública para contratação de uma empresa de engenharia para readequar as redes elétricas das escolas municipais. A licitação acontecerá mais de dois anos depois de a administração municipal ter adquirido dezenas de aparelhos de ar-condicionado para as instituições sem antes verificar se as instalações elétricas suportariam a demanda de energia gerada pelos equipamentos.
Apareceu
Na edição passada a coluna falou sobre o “sumiço” do caminhão da Defesa Civil, porém na data em que a informação foi publicada, o veículo já estava de volta à sede do órgão, que funciona junto com o Corpo de Bombeiros. De acordo com informações, o caminhão estaria passando por manutenção.
Continua
A empresa C. Brasil Serviços de Limpeza, Conservação e Transporte venceu novamente a licitação feita pelo município e continuará responsável pela coleta de lixo em Mandaguari. O valor do novo contrato é de R$ 1 milhão 884 mil.
Audiência
A Câmara de Mandaguari fará na próxima terça-feira, dia 12, a audiência pública para discutir com a população o orçamento municipal de 2025. O evento será no plenário da Casa de Leis a partir das 19 horas.
Conferência
E no mesmo local, no dia 13, acontecerá a 6ª Conferência Municipal da Cultura, que vai discutir o plano municipal de cultura para os próximos anos.
Edição concluída às 15 horas do dia 08/11/2024