Pai
Como um pai presente é importante na vida de alguém, que diferença isso faz em todos os aspectos da vida de uma pessoa. Digo isto porque tive um pai presente da vida, e procuro o ser com meu filho, e me chateio muito vendo casos de ausência paternal.
Minhas memórias com meu pai remetem aos meus quatro anos. Lembro dele trabalhando até tarde em sua sapataria, consertando calçados, e eu brincando do seu lado e o observando. Andando em um triciclo e ele me vendo, indo com ele até uma data que ele comprou para construir a nossa casa.
Lembro da gente vivendo com muitas limitações em um lar sem forro, sem pintura e sem acabamento, mas cercados de muito amor. Indo com ele em campos de futebol, em cancha de bocha, que ele adorava, vendo ele jogar sinuca, e ouvindo suas histórias.
Por um curto período, entre a adolescência e juventude, meu pai deixou de ser meu herói, típico dessa transição na nossa vida. Quando assumi responsabilidades, porém, seu heroísmo voltou com muito mais força. Cada dia mais.
Sinto muita saudade do meu pai. Ele me faz muita falta. Sua presença, seus conselhos, suas piadas. A gente teve uma convivência tão intensa, que até seus defeitos são justificáveis, resultado de uma história de vida de superação, pobreza e dificuldades.
Hoje, tento com meu filho estabelecer essa mesma relação. É tudo muito prazeroso. Brincamos todos os dias, estudamos juntos, nossas refeições são sempre regadas a muito diálogo, alegria e amor, amor verdadeiro.
Nenhum bem material vai suprir minha presença na vida do meu filho. Me revolta ver pais que não fazem parte do crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Isso trás cicatrizes profundas e incuráveis. Mais revoltante ainda é ver pais que mal pagam pensão alimentícia, o mais básico de suas obrigações.
Filhos querem exemplo, presença, diálogo, cumplicidade. Filhos querem falar e precisam ser ouvidos. Filhos querem jogar futebol, brincar de carrinho, andar de mãos dadas. Filhos querem e precisam de referências. Os pais podem oferecer tudo isso a eles. E não custa dinheiro, custa tempo e amor. É isso que importa.