Protesto de servidores municipais, novidades para o Parque da pedreira e problemas com queda de energia
Coluna do dia 16 de fevereiro de 2024
Protesto
Na tarde de ontem a prefeita Ivonéia foi alvo de mais um protesto dos funcionários públicos. Os servidores estão revoltados com o reajuste de apenas 3,71% nos salários.
Comparações
Durante a mobilização, que ocorreu nas imediações do Pronto Atendimento, alguns manifestantes portavam faixas e cartazes comparando o reajuste concedido em Mandaguari com os de outras cidades da região de Maringá, como Nova Esperança (9,6%), Mandaguaçu (8,5%) e Sarandi (7,5%).
“Aumento real”
Em entrevista concedida ontem de manhã à rádio agora FM, a prefeita afirmou que concedeu “aumento real” aos servidores e que foi orientada a não dar um reajuste maior pois isso poderia “dar problema lá na frente”.
Irreal
A afirmação da chefe do Executivo não condiz com a realidade. Aumento real significa reajuste acima da inflação e não foi isso que aconteceu. O Índice Nacional de Preços ao Consumido Amplo (IPCA) registrou inflação de 4,62% em 2023. O reajuste concedido pela Prefeitura aos seus funcionários corresponde ao INPC de 2023, este sim foi de 3,71%. Como se pode ver, independente do índice que foi considerado na hora de dar o reajuste, não houve aumento real de salário para o funcionalismo.
Curiosidade
A informação veiculada na edição passada sobre uma pesquisa eleitoral feita em Mandaguari despertou a curiosidade das pessoas. Muitos leitores entraram em contato para perguntar sobre os números do levantamento.
Só com registro
Nós não tivemos acesso ao resultado, até porque, desde o dia 1º de janeiro, os números das pesquisas eleitorais só podem ser publicados se o levantamento estiver devidamente registrado na Justiça Eleitoral.
Reta final
E já que falamos sobre eleições, está na reta final o prazo de filiação partidária para as pessoas que pretendem se candidatar a vereador ou prefeito este ano. A data limite para definir o partido e efetivar a filiação termina dia 07 de abril.
Janela
Já a chamada janela partidária começa no dia 07 de março e termina em 05 de abril. Neste período os políticos com mandato podem mudar de partido para concorrer às próximas eleições sem perder o mandato por infidelidade partidária.
Visita
De acordo com a prefeita Ivonéia, o governador Ratinho Junior deve visitar Mandaguari em breve. Ainda não há uma data definida para isso acontecer.
Inédita
Desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2019, Ratinho ainda não teve nenhum compromisso público na cidade. A última vez que isso aconteceu foi em 2016, quando ele ainda era secretário no governo de Beto Richa, e compareceu a um evento político em apoio à reeleição do então prefeito Romualdo Batista.
Privado
A única passagem de Ratinho Junior por Mandaguari na condição de governador foi em 2021, quando participou da inauguração das novas instalações da Superbac, porém tratou-se de um evento privado e restrito aos convidados da empresa.
Pedreira
O Conselho Municipal do Turismo decidiu que o salão de eventos do Parque da Pedreira voltará a ser administrado pela iniciativa privada. Para isso, deve ser realizada uma nova licitação que escolherá a empresa que irá administrar o espaço.
Contrapartida
Seria importante que no edital dessa licitação constasse a obrigatoriedade para que a empresa vencedora, além de explorar o salão com a realização de eventos, também ofereça alguma contrapartida que beneficie as pessoas que frequentam o parque no dia a dia. Hoje quem vai até o local fazer um passeio ou praticar atividades físicas não tem onde comprar uma água, tomar uma bebida ou fazer um lanche.
Natal
Ainda sobre o Parque da Pedreira, no plano de trabalho do Conselho do Turismo para este ano consta a proposta de transformar o local no centro das festividades natalinas do município.
Energia
Moradores e empresas de Mandaguari estão sofrendo com as constantes quedas de energia elétrica, situação que vem se repetindo em praticamente todas as regiões do Paraná.
Prejuízo
Dias atrás, empresas do Parque Industrial II tiveram que dispensar os funcionários porque aquela região da cidade ficou sem energia por quase 12 horas. Isso representa um prejuízo enorme, principalmente neste mês, que é mais curto e ainda teve um feriado prolongado.
Zona rural
Na segunda-feira de carnaval, moradores da estrada Cambota também passaram boa parte do dia sem poder utilizar aparelhos elétricos devido à falta de energia.
Privatização
Coincidência ou não, situações desse tipo aumentaram depois que a Copel foi privatizada.
Edição concluída às 13 horas do dia 16/02/2024