Os lábios racharam? Conheça alguns cuidados para tomar durante o inverno
O frio voltou e várias partes do nosso corpo já estão sentindo até demais as consequências das temperaturas mais baixas. Começando pelos lábios, os mais afetados de todos pelo ressecamento e as famosas rachaduras.
Esse sofrimento extra ocorre porque a pele dos lábios é mais fina do que o restante do não possui glândulas sebáceas, sendo mais suscetível ao ressecamento. No inverno, a umidade do ar e as temperaturas baixam, predispondo essa região à desidratação, pois ela fica exposta o tempo todo.
Para entender o que exatamente faz o lábio rachar e como tratar esse problema, conversamos com as dermatologistas Jaquelini Barboza e Fernanda Klein Dias, que também indicaram produtos para hidratação.
Importante lembrar, antes de tudo: NUNCA puxe as peles soltas dos lábios! Ao fazer isso, machucamos, criando fissuras e aumentando o risco de infecções – isso sem contar a dor e o desconforto que os cortes causam.
O que faz o lábio rachar?
Aliados ao frio e à menor umidade do ar durante o inverno, alguns outros fatores podem ajudar no ressecamento da pele:
– Ar-condicionado quente: o ar aquecido diminui ainda mais umidade do ar. A dica é tentar usar umidificadores no ambiente, que podem até ser uma toalha molhada ou uma bacia com água.
– Resfriados: o nariz entupido causado nos faz respirar pela boca, ressecando ainda mais os lábios.
– Passar a língua nos lábios: tentar umedecer os lábios com a saliva piora ainda mais o ressecamento, porque ela tem um pH ácido e enzimas digestivas que agridem a pele fina dessa área.
– Tomar bebidas muito quentes: o perigo aqui é queimar os lábios, contribuindo para as rachaduras.
– Sol: como não sentimos tanto os efeitos do sol no inverno, esquecemos de nos proteger e acabamos queimando a pele e os lábios, além de facilitar infecções.
Como prevenir
Protegendo os lábios:
– Usar hidratantes labiais com componentes como vitamina E, lanolina, pantenol e ceras vegetais, entre outros. Entre as indicações das dermatologistas estão: Epidrat lábios, Cicaplast lábios, Profuse labial, Bepantol labial.
– Usar protetores labiais com FPS, como o Epidrat Labios FPS 30 (Mantecorp) e o CERALIP (La Roche Pose), para proteger-se dos raios solares durante o dia. Jaquelini indica aplicar o protetor por cima do batom.
– Reaplicar os protetores várias vezes por dia, pois toda vez que comemos, falamos ou bebemos algo retiramos o produto dos lábios, deixando-os expostos.
– Usar batons que contenham ceramidas, vit E e A, bisabolol, mantega de Karite, ácido hialurônico, lanolina, glicerina e pantenol. Esses componentes ajudam a hidratar os lábios.
– Não usar gloss, pois ele tende a deixar os lábios ainda mais ressecados.
– Não usar protetores com sabores ou cores.
– Dormir com um protetor labial mais espesso e hidratante, como Bepantol derma ou Cetaphil Lip Balm;
Hidratando-se:
– Como transpiramos menos durante o inverno, acabamos bebendo menos água: isso está errado! Não podemos esquecer de nos hidratar e tomar muita água durante o dia para evitar o ressecamento da pele.
Como tratar
Se os lábios já estão bem rachados e ardendo, algumas opções caseiras podem ajudar:
– Fazer compressas com chá de camomila frio para ajudar a diminuir a dor e a inflamação.
– Após a compressa, passar produtos espessos, como os indicados para a noite, que tratam e impedem novas rachaduras.
– Se a dor continuar e as rachaduras não se recuperarem, é possível que o motivo seja uma infecção por fungos, bactérias ou vírus. Se for o caso, é necessário procurar um dermatologista para fazer o diagnóstico e tratamento adequado e impedir novas infecções.
– Em alguns casos específicos, uma hidratação injetável com ácido hialurônico pode ser feita. Esta aplicação não impede que os lábios rachem, mas, com o estímulo de colágeno na área afetada, é possível conseguir uma maior hidratação.