Concessionária confirma instalação de sensores em cruzamentos da linha férrea
Reportagem publicada na 399ª edição do Jornal Agora
Após mais um registro de acidente em cruzamento da linha férrea em Mandaguari, a concessionária Rumo informou que vai instalar uma tecnologia experimental em duas passagens de nível no município. A decisão foi confirmada em primeira mão ao Jornal Agora após uma colisão na última quinta-feira (13), quando um GM Vectra foi atingido pelo trem no cruzamento da linha férrea com a Rua Santos Dumont, no Jardim Esplanada – o condutor do carro pulou pela porta do motorista assim que houve a colisão, sofrendo apenas ferimentos leves.
Questionada sobre possíveis medidas para minimizar o número de acidentes em cruzamentos de vias urbanas com a linha férrea, a Rumo respondeu com a seguinte nota:
Um carro cruzou a preferencial em uma passagem em nível em Mandaguari (PR), na quinta-feira (13), por volta das 06h40. O maquinista seguiu todos os protocolos de segurança, acionando a buzina e freios de emergência, mas não foi possível evitar a colisão. Equipes de resgate foram acionadas para prestar o atendimento e a via foi liberada após o atendimento.
A concessionária orienta os motoristas e pedestres para que a travessia seja feita sempre com atenção redobrada aos sinais sonoros e visuais. Sempre respeitando a sinalização de pare, olhe e escute antes de transpor a ferrovia. Vale ressaltar que conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial.
Sobre medidas de segurança, a empresa em parceria com o município irá instalar duas passagens de nível sensoreadas em pontos identificados como críticos (Travessa Dr. João Cândido e Rua Vereador Tertuliano Guimarães Júnior) em relação aos acidentes. Trata-se de um projeto piloto com sensores que identificam a aproximação do trem e acionam os semáforos instalados pelo órgão de trânsito. O cronograma ainda está em discussão com a prefeitura.
Vale ressaltar que o art. 21 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define que as manutenções nos cruzamentos rodoferroviários e a sinalização para motoristas e pedestres devem ser feitas pelos órgãos e entidades rodoviárias da União, dos estados e dos municípios. A empresa segue à disposição para discutir melhorias e soluções conjuntas com o poder público.