Projeto Olho D’Água completa 13 anos
Ao longo deste período, iniciativa restaurou mais de mil nascentes em propriedades rurais
Texto: Redação Cocari
No dia 24 de novembro, o Projeto Olho D’Água completou 13 anos de realização. Em uma parceria da cooperativa Cocari com a empresa Nortox e tendo apoio de órgãos ambientais, a iniciativa promove a restauração de nascentes localizadas em propriedades de cooperados, beneficiando toda a região de atuação da Cocari nos estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais.
A data de 24 de novembro foi escolhida para o lançamento do projeto no ano de 2009, em homenagem ao Dia do Rio. Ao longo deste período, já foram restauradas 1.142 nascentes em propriedades de produtores da Cocari.
Realizada com técnica e materiais simples, a restauração resulta no aumento da vazão da mina e preserva a qualidade deste recurso essencial, garantindo água sem riscos de contaminação para uso nas atividades domésticas e agropecuárias, além de contribuir para preservar a fauna e a flora nas regiões de atuação da cooperativa.
Ações sustentáveis
Dorival Silvestre dos Santos, técnico em restauração de minas na Cocari, salienta que a ação traz diversas melhorias ao campo. “O projeto proporciona água de qualidade aos produtores, transformando uma nascente que muitas vezes se encontrava em uma situação precária, totalmente descoberta, em água própria para consumo”, relata. “Nestes 13 anos de projeto, os cooperados relatam a diferença com este trabalho, que passaram a ter água de qualidade para consumo nas atividades domésticas, no manejo com os animais, para utilização nos aviários”, comenta.
O técnico ressalta que o Olho D’Água serve de inspiração para outras ações sustentáveis. “O projeto já conquistou várias premiações com importantes reconhecimentos na área ambiental, como o Troféu Chico Mendes, sendo exemplo de ação sustentável atendendo aos cooperados com essa iniciativa que proporciona água de qualidade no campo”, afirma.
Conforme destaca Santos, os cooperados podem fazer o cadastro das nascentes na sua unidade Cocari para entrar no cronograma de restaurações. “E este trabalho não para, a fila de espera está sempre sendo renovada porque um produtor comenta com o outro e assim vão surgindo as solicitações para realização das restaurações das nascentes, com essa divulgação pelo próprio resultado do projeto entre as propriedades vizinhas”, diz. Atualmente, cerca de 70 nascentes estão inscritas para a realização da restauração.
Qualidade da água
Para o produtor Eduardo Forte, morador de Mandaguari, a iniciativa reforça a atuação sustentável da Cocari e a parceria da cooperativa com os cooperados. “Este projeto é muito benéfico porque promoveu a restauração da mina, com estrutura completa para isolar a nascente de enxurrada, erosão e do acesso de animais, com toda manutenção que vem sendo realizada, o que gera maior qualidade da água”, menciona.
“Hoje temos água não só para abastecer a propriedade, mas toda a vizinhança e até mesmo se futuramente tivermos maior demanda porque a mina tem abundância enorme em água, já que a estrutura gerou aumento da vazão. Inclusive, já fizemos testes que mostram que é uma água de ótima qualidade. Agradeço à Cocari por essa parceria. É um benefício não só para o meio ambiente, que é essencial, mas também para nós, produtores rurais”, comemora.
Serviço
Produtores interessados em saber mais sobre o serviço e/ou que desejam o atendimento em suas propriedades podem entrar em contato com a unidade Cocari mais próxima.
Matéria publicada na edição 391 do Jornal Agora