Mandaguari tem 198 advogados ativos
Número teve redução em comparação com ano anterior
Texto: Roberto Junior, da Redação do Jornal Agora
Na última quinta-feira, 11 de agosto, foi celebrado o Dia do Advogado. A data foi instituída em função da comemoração ao primeiro curso de Direito do Brasil, implantado pela Faculdade de Direito de São Paulo, que foi inaugurada em março de 1828.
Para celebrar a data, a reportagem do Jornal Agora ouviu o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mandaguari, Dalber Krepski. Segundo dados da entidade, hoje há 198 advogados em atividade no município – número que reduziu em comparação com o ano passado, quando a cidade contabilizava 214 advogados.
Levando em conta a última estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontando que Mandaguari tem 34.628 moradores, o município possui um advogado para cada 174 habitantes.
Para Krepski, é um número importante. “A sociedade está evoluindo, então tem campo para todo mundo. As áreas estão se desenvolvendo, como da tecnologia, marketing digital, mercado financeiro, imobiliário”, aponta.
“O que eu vejo é um desenvolvimento do Direito em diversas áreas. A sociedade evolui, e o Direito também. Quanto mais o tempo passa, mais as pessoas precisam de profissionais especializados em cada área”, conclui o advogado.
Paraná
Já o estado do Paraná possui um advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil para cada 142 habitantes. É o que mostra novo levantamento do Conselho Federal da OAB. Com uma população de 11.597.484 habitantes, o estado possui 81.350 advogados inscritos na OAB. O levantamento mostra ainda que o Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. Ao todo cerca de 1,3 milhão de advogados exercem regularmente a profissão entre 212,7 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Proporcionalmente, há um advogado para 164 brasileiros residentes no país.
À frente do Brasil em números absolutos está a Índia, com pouco mais de 2 milhões de advogados, mas com uma população muito maior que a brasileira: 1,4 bilhão de indianos frente aos 212,7 milhões de brasileiros, o que resulta em aproximadamente 1 advogado para cada grupo de 700 habitantes. Os dados são da International Bar Association (IBA).
Nos Estados Unidos, os números mostram os mesmos 1,3 milhão de advogados, porém para uma população de 329,5 milhões de pessoas. As informações são respectivamente da American Bar Association (ABA) e da ONU e mostram uma proporção de 1 advogado para cada 253 habitantes.
Para se ter uma ideia do alto número de advogados entre a população brasileira, é possível comparar os dados com outras nações, a começar pela vizinha Argentina. Com uma população de 46,1 milhões de pessoas, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), existem 126 mil advogados – número informado pela Federación Argentina de Colegios de Abogados (FACA). Logo, uma proporção bem menor que a brasileira: 1 advogado para 365 pessoas.
A Europa tem vários cenários. Entre os 10 milhões de portugueses, por exemplo, apenas 16 mil são profissionais da advocacia: 1 advogado para cada 625 habitantes. O Reino Unido, por sua vez, tem 146 mil advogados atuantes para uma população de 68,8 milhões de pessoas – 1 advogado para 471 habitantes.
(Matéria publicada na edição 383 do Jornal Agora)