Em declínio alarmante, Mandaguari deixa de ser destaque em levantamento sobre qualidade de vida

Para você, o que uma cidade precisa para ser um bom lugar para se viver? Saúde de qualidade? Segurança e baixos índices de violência? Custo de vida moderado e oportunidades de emprego? Quem sabe ainda um município onde a educação seja destaque?

Esses foram alguns dos pontos considerados pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Realizado desde 2005, o índice busca analisar a qualidade de vida em 5.471 municípios do país a partir de três fatores: Educação, Saúde e Emprego e Renda.

No primeiro ano de levantamento, Mandaguari ocupava uma ótima colocação. Estávamos em 17º lugar no ranking estadual e 188º no nacional. Desde então, a colocação no ranking tem variado, mas sem nenhuma oscilação que chame muito a atenção. O destaque fica para o ano de 2012. Nele, chegamos ao excepcional terceiro lugar no ranking estadual. A nível nacional, Mandaguari foi considerada a 44ª melhor cidade para se viver.

Você consegue imaginar Mandaguari entre as 50 melhores cidades do país para se viver? A ideia pode parecer surreal hoje em dia, e há um motivo para isso. Nos últimos oito anos, temos despencado na classificação.

2016 foi o último ano em que o levantamento da Firjan foi realizado. Nele, Mandaguari era apontado como o 33º melhor município do Paraná e o 302º do país.

 

Jandaia do Sul

Diferentemente de Mandaguari, o município de Jandaia do Sul parece estar em uma onda crescente. Começando o levantamento como 74º melhor município do Paraná e o 654º do país, a cidade tem mostrado um grande desenvolvimento ao longo dos anos.

Anualmente, a Firjan tem apontado a evolução de Jandaia do Sul como um “desenvolvimento moderado”. Entretanto, esse avanço cauteloso tem mostrado grandes resultados.

No levantamento mais recente, de 2016, Jandaia do Sul foi apontada com a sexta melhor cidade do Paraná.

O desempenho é grande, quando observado à nível nacional. Jandaia é a 51ª melhor cidade do Brasil. Ficando atrás apenas de Apucarana (5ª), Toledo (7ª), Paranavaí (17ª), Pato Branco (18ª) e Maringá (29ª).

 

O que dizem os moradores?

Perguntamos para os moradores se eles consideram que Mandaguari é um bom lugar para se viver. Pedimos ainda para que eles apontassem pontos positivos e negativos de ser mandaguariense. Confira alguns comentários:

 

Mandaguari é uma ótima cidade para se viver. Tem um povo amável e hospitaleiro. O que falta na nossa cidade é a valorização e incentivo aos jovens.  – Geralda de Souza

Já foi uma cidade boa para se viver. Hoje não temos saúde de qualidade, opções de emprego, segurança. Um absurdo em pleno século que vivemos não termos algumas ruas asfaltadas.  – Alinne Neves

 

Eu me mudei para essa cidade há anos nunca me apaixonei por ela. Se não fosse os laços familiares que tenho aqui, já teria trocado de cidade há tempos. Morei por breves períodos em Iguatemi e Marialva, e é sem comparação a diferença em qualidade de vida e cuidado com os moradores que você encontra nas cidades vizinhas.  – Isa Silva Cristiano Violato

 

Mandaguari antigamente, há anos atrás, poderia dizer que era um local ideal para aposentados. Tranquilo, não era agitada a cidade. Mas hoje já mudei meu pensamento completamente. Infelizmente não tem bairros mais ou menos seguros. O perigo está em toda a cidade.  – Anny Xavier

 

Eu amo a minha cidade, mas realmente precisamos de pessoas para nos representar. Pessoas que pense na população ao invés de pensar em seus próprios salários. Precisamos de saúde, educação e, principalmente, de segurança.  – Queilaine Dos Santos

 

* Matéria publicada na 291ª edição do Jornal Agora